5 cadeiras de tubos de papelão

O tubo de papelão é um material resistente por ser, muitas vezes, utilizado como embalagem para transportar e proteger outros materiais. Vale observar que estamos falando aqui daqueles tubos mais reforçados, por isso é possível reutiliza-los até na produção de móveis. Isso mesmo, mesas e cadeiras, por exemplo! Diversos artistas e designers perceberam o potencial dos tubos descartados pela indústria e criaram produtos incríveis, selecionei 5 cadeiras inspiradoras feitas com reuso de tubos de papelão:

1. A TOOB-Recicled Chair é um projeto da designer portuguesa Susana Reis, essa cadeira com apelo sustentável consiste em uma estrutura de madeira revestida com os tubos, que dão forma ao móvel, sem uso de cola ou parafusos.

c99a329134051.560c91486dc3b

toob

2. Criação do inglês Matthew Laws, a Slice Chair foi inspirada pelos padrões formados quando materiais naturais são cortados. Métodos digitais e analógicos foram utilizados para dar vida e estética surpreendente ao produto feito do reuso de tubos de papelão. Segundo informações no site do produto, a Slice Chair é funcional e estável.

slice chair_1

slice chair_2

3. Mais uma cadeira feita com tubos de papelão usados, essa é do artista austríaco Manfred Kielnhofer. Sem nome específico, ela foi montada de duas formas distintas na disposição dos tubos e ambas funcionaram. Segundo informações no site do artista, essa cadeira foi usada em diversos eventos e manteve o mesmo bom estado de quando foi criada. Ponto positivo!

paper-tube-chair-2

4. Dois designers argentinos, Antonela Dada e Bruno Sala, perceberam o potencial do papelão como matéria-prima e no processo de design ainda na faculdade, e projetaram um conjunto de mobiliário com tubos de papelão. Assim, após o período de estudo, criaram a marca Pomada para lançar os móveis, entre eles uma cadeira! Os tubos, que eles conseguem numa fábrica local, são cortados e polidos antes de deslizar nas armações feitas de OSB reciclado.

Pomada-cardboard-tubes-furniture-3

5. Essas cadeiras fazem parte do projeto Fan Tube, criação simples das artistas Paola Argine e Cristina Alzati que ajuda a reduzir o desperdício e evitar que tubos de papelão usados vão parar em aterros sanitários.

fun-tube-projects-cardboard-tube-chair1

fun-tube-projects-cardboard-tube-chair5

Imagens: 1 | 2 | 3 | 4 | 5.

Comments

comments

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *