FVM: Luminária com pote de vidro e toco de pallet

Quem não gosta de uma luminária para decorar aquele canto preferido da casa? Pois é, pensando nisso a gente preparou um passo a passo bem legal em parceria com o Bazar Horizonte. E claro que tem reuso, separe o vidro de palmito vazio! Também reutilizamos tocos de pallet (ou sarrafo, como algumas pessoas chamam) que são aqueles “quadradinhos” de madeira que sempre ficam de lado quando o pallet é desmontado para o reuso das ripas.
Dá até para presentear os amigos com essa simples e charmosa luminária de mesa:

MATERIAIS:

– 1 toco de pallet
– 1 pote de vidro (reutilizamos um pote de vidro de palmito)
– 1 pisca pisca
Verniz vitral e/ou Esmalte vitral
Caneta Posca (opcional)
– Lixa para madeira
– Ferramentas: Furadeira com serra copo e serra de mão

materiais_

COMO FAZER:

Passo 1: Usei uma serra copo com diâmetro 2mm menor que o diâmetro interno da boca do pote de vidro. Furei até 2cm aproximadamente no centro do toquinho de pallet.
Passo 2: Depois marquei nas laterais aproximadamente 1,5cm e serrei com a serra de mão até chegar no furo feito com a serra copo.
Passo 3 e 4: Serrei até soltar uma parte da outra. Com a base da luminária cortada, lixei bem a peça e reservei.

base_passo a passo

Os vidros, que fazem a vez de cúpula da luminária, eu pintei um com verniz vitral e outro com esmalte vitral. Joguei um pouco de tinta dentro do vidro e fui girando o mesmo para a tinta espalhar. Depois escorri o excesso e deixei o vidro secar com a boca para baixo. Também pode ser aplicada com pincel. Deixei secar por 24h seguindo as instruções da embalagem.

A única diferença que percebi entre o verniz e o esmalte é que o verniz, até mesmo por ser para acabamento, é mais transparente depois de completamente seco.
(Quem aí trabalha com tintas para vidro? Deixe aqui seu comentário contando mais pra gente sobre a diferença entre os materiais).

pote de vidro

Voltando a base da luminária:
Passo 5 e 6: Com a base lixada, aumentei o furo superior e fiz outro (que pode ser lateral ou posterior) encontrando o primeiro furo. Como usei pisca pisca, cortei os fios e passei do primeiro para o segundo furo com a ajuda de um arame. Depois emendei os fios novamente.
Passo 7 e 8: Coloque o pisca pisca dentro do pote de vidro e encaixe-o na base de madeira fazendo um pouco de pressão se necessário.

pisca pisca_passo a passo

Para finalizar, usei caneta Posca no vidro amarelo para personalizar uma das luminárias, mas é opcional. Você também pode inventar outras maneiras para personalizar a sua. Olha aí o resultado:

final_03

final_05

final_01

Alguns dos materiais utilizados neste projeto você encontra no Bazar Horizonte, o maior armarinho virtual do Brasil. Eles vendem online para todo país e lá vocês encontram uma variedade enorme de produtos de qualidade!

Imagens: Joia de Casa© 2016.

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?

Comments

comments

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *