Bottle-up: supraciclagem em ilha paradisíaca

Zanzibar é uma ilha próxima à costa leste africana, que vem atraindo cada vez mais turistas devido à beleza de suas praias. Esse crescente número de visitantes à ilha trouxe um desafio: o gerenciamento de lixo. Com a falta de coleta seletiva, material que poderia ser reciclado, como o vidro, começou a poluir as paisagens naturais.

Pensando neste problema um grupo de cinco jovens designers holandeses criaram a “Bottle Up”. Esse projeto consiste na criação de produtos a partir garrafas de vidro descartadas, produzidos pelos artesãos locais e com a venda revertida na criação de melhores soluções para o processamento de todo o excesso de resíduos.

As garrafas são recolhidas na ilha mesmo e levadas até os artesãos. Depois de cortadas, polidas e coladas, as peças se transformam em belas luminárias, vasos, copos e recipientes. A combinação entre o design holandês e mão de obra de qualidade transparece em cada produto deste projeto.

Oferecendo os produtos aos turistas na ilha, o ciclo se completa: o desperdício causado pelo turismo é transformado em belos produtos produzidos localmente, em que os turistas que compram os produtos financiam diretamente o próximo passo: o desenvolvimento sustentável da ilha.

Por enquanto, apenas uma pequena proporção da quantidade total de resíduos de vidro pode ser usado para fazer esses produtos. Segundo os criadores do projeto, a meta é processar grandes quantidades de vidro descartado e transforma-los em materiais de construção, como pisos e revestimentos, que possam ser usados na ilha.

BottleUp1

BottleUp1a

BottleUp2

BottleUp3

BottleUp4

BottleUp5

BottleUp6

BottleUp7

Imagens: Bottle–up.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *