Painel perfurado, novos usos

O painel perfurado, ou pegboard, é aquela chapa de fibra de madeira com furinhos, bastante comum em lojas, principalmente de ferramentas. Os furos servem pra encaixar os ganchos e cestas aramadas, próprios para ele. Muita gente achou nesse tipo de expositor uma maneira de organizar e decorar a própria casa. A vantagem desse tipo de painel está na facilidade de colocar e tirar ganchos e prateleiras, sem ter que furar a parede pra cada mudança.

A versatilidade desse painel é tanta, que você pode colocar em praticamente qualquer lugar da casa! Por exemplo: na cozinha pra organizar panelas e utensílios; no quarto para bijuterias e acessórios; no banheiro para cosméticos; na lavanderia para produtos de limpeza; no escritório para materiais de papelaria e na garagem ou ateliê para ferramentas. Só será preciso cuidado redobrado nas áreas molhadas da casa, como a cozinha e banheiro, pois uma gota de água pode estragar o painel!

Já mostrei no nosso Instagram como eu organizei o cantinho da costura da minha mãe com um painel que achei na rua e poderia seguir com esse post mostrando várias imagens de ambientes organizados com os pegboards, mas quis fazer diferente, afinal esse não é só mais um blog de decoração! Resolvi mostrar outros usos pra esse painel, quem sabe você não tem sorte com eu e acha um painel perfurado na rua?

Unindo técnicas do bordado ponto cruz e os furos do painel, é possível criar um quadro decorativo com o desenho de sua preferencia. Enjoou? É só cortar as linhas e fazer outro! Na primeira imagem, os furos do painel ganharam ganchos, além do bordado, pra pendurar bolsas e deixar o quadro também funcional.

pegboard1

pegboard2

Um biombo multifuncional: separa os ambientes e organiza objetos, deixando a hora de montar o look mais prática. Também deu um charme especial no ambiente, né?

pegboard3

pegboard10

Em locais de muita umidade, os móveis precisam de uma porta que permita a ventilação e evite o mofo. Esses móveis com portas de painéis perfurados são perfeitos! Cumprem a função de ventilação e possuem um belo design minimalista.

pegboard4

pegboard5

Sobrou pequenos pedaços do painel perfurado e você não sabe o que fazer com eles? Faça caixas organizadoras! Você organiza o material dentro e fora da caixa, usando os ganchos para painel.
pegboard6

Ou quem sabe um luminoso com a letra do seu nome? É só emoldurar um pequeno pedaço de painel e enfiar luzinhas de natal nos furos existentes, até formar a letra. Pra deixar as luzinhas fixas, é só usar cola quente.

pegboard7

Pra fazer uma composição de quadros e outros objetos decorativos no quarto, ou até pra colocar objetos que a gente costuma ter no criado mudo! Cada objeto pode ser trocado de lugar sem ter furar a parede de novo. Viu, que prático?

pegboard8

Ideia super interessante para quarto de criança! O furos podem ser preenchidos com lápis de cor e formar uma prateleira de livros!

pegboard9

Imagens: Beci Orpin | Danielle Thompson | Referans Blog | Dwell | Homebase Collections | Homebase Collections | Thistlewood Farms | Miss Kris | Sugar And Cloth | Kara Paslay.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *