Móvel-bar de pallets

Faz um tempo que, ao ver alguns projetos de bares com pallets, fiquei com vontade de fazer a minha versão. Esses projetos inspiradores a gente mostrou nesse post aqui, no começo deste mês. Eu tinha dois pallets de 1m por 1,20m que ganhei de uma produtora de filmes, que por sinal tiveram uma atitude bastante responsável ao anunciar na internet a doação de pallets ao invés de simplesmente descartar em uma caçamba!

bar de pallet_antes

Esses pallets que peguei estavam em ótimas condições. Minha única frustação de fazer um móvel com pallets é a falta de simetria deles! Na internet, a gente encontra imagens de projetos que dizem que são de pallets, mas na verdade são só ripas de madeiras fixadas de maneira semelhante à de um pallet. Se você ver um móvel com ripas muito retas e simétricas, pode ter certeza que não é de pallet! Existe até empresas de móveis que fabricam pallets perfeitinhos, pra serem utilizados na decoração, mas dessa maneira a essência do pallet na decoração, que é reutilização, perde totalmente o sentido. Mas enfim, esse bar é de pallet de verdade e agora vou mostrar como foi feito.

bar de pallet_passos

1. Removi as ripas da parte debaixo com um pé de cabra, dos dois pallets.
2. Coloquei uma das ripas retiradas entre os sarrafos centrais do pallet, pra servir de divisória interna. Fiz isso nos dois pallets.
3. Em um dos pallets recortei as janelas que ficariam os nichos da parte de dentro do bar.
4. Posicionei os dois pallets, com a parte das ripas posicionadas para fora e os sarrafos para dentro.
5. Pra fixar um pallet no outro, usei as ripas que tinha retirado da parte debaixo, recortei do tamanho que ficavam os dois pallets unidos e parafusei nas ripas horizontais.
6. Pra fazer o tampo de azulejo, criei uma estrutura com madeira reaproveitada. Montei como se fosse um estrado de cama, na medida em que caberiam 16 azulejos 15x15cm.
7. Fixei a estrutura na parte de cima dos pallets usando cantoneiras de metal.
8. Colei os azulejos diretamente nas ripas, com cola própria para assentamento de azulejos.
9. Apliquei o rejunte em todas as juntas.
10. Pra finalizar o tampo, pintei a borda de amarelo. No restante do bar, apliquei verniz naval incolor, mas antes eu lixei bem.

O bar ficou com duas faces: a parte de fora, só com as ripas em madeira de cor natural e a parte de dentro com prateleiras pra guardar os utensílios. Também fixei dois ganchinhos na parte de dentro para pendurar panos de prato e outros acessórios. Quis fazer o tampo de cima do bar com azulejos ao invés de madeira pra deixar mais higiênico pra manipular alimentos e mais fácil de limpar. Há muito tempo que guardávamos esses azulejos e coloca-los no bar foi a decisão certa, porque deu um toque mais sofisticado ao projeto!

bar de pallet_final1

bar de pallet_final2

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *