Antes e depois: mesa de aço dobrável

Sabe aquele móvel que você acha que não tem mais jeito? Dá uma olhada de como era esta mesa e pense novamente! Se essa mesa conseguiu ser salva, é bem provável que o seu móvel também. Ela estava tomada por ferrugem, largada e a ponto de ser colocada na caçamba. Mas eu tomei coragem e resolvi dar uma nova chance a ela! Agora eu vou contar um pouco de como eu fiz essa transformação e espero que você se inspire para transformar aquilo que todos acham que não tem mais jeito.

mesabar_antes e depois

Primeiro eu comecei removendo a ferrugem que estava corroendo o tampo da mesa. Usei uma lixa grossa (80), mas também tive que usar uma escova abrasiva (dessas que acoplam na furadeira) pra remover toda a tinta da parte de cima da mesa, porque essa era a única forma de deixar a superfície lisa. Depois eu apliquei um neutralizador de ferrugem com um pincel em toda a mesa. Esperei secar bem, de um dia para o outro. Então eu apliquei duas demãos de zarcão com um rolinho e pincel macio. O zarcão serve para proteger a superfície contra a ferrugem e tem essa coloração alaranjada fosca, mas também é possível encontrar na cor acinzentada. No dia seguinte, com o zarcão aplicado e totalmente seco eu apliquei a cor final: cinza. Comprei tinta spray pela facilidade e acabei usando uma lata e meia, depois de três demãos.

mesabar_pintura1

Eu queria manter a mesa cinza com um grafismo colorido só na parte de cima, pra isso usei a fita crepe para marcar as áreas que iriam receber as cores. Fui cobrindo e pintando cada pedaço de cor diferente. Comecei com o verde no meio, depois o azul e por último o amarelo. Mas foi preciso esperar horas de secagem pra cada cor e aplicar a fita crepe com pouca cola, pra não ficar nenhum vestígio na hora de tirar. Também percebi que não é uma boa ideia usar jornal comum pra cobrir, porque solta tinta e pode manchar o trabalho. Por causa disso tive que fazer alguns retoques…

mesabar_pintura2

A gente costuma ver nesses programas de tv e parece simples e rápido repaginar um móvel, mas não vou mentir: pra se ter um resultado bom e de qualidade, é preciso dedicar bastante tempo e paciência. Não tive nenhuma pressa pra reformar essa mesa, talvez por isso que tenha ficado tão boa!

Acho que acertei no grafismo, o azul encontrando o amarelo e formando o verde no meio. E eu só usei essas cores porque já tinha aqui! Agora só faltam as cadeiras, talvez eu possa mostra-las em outro post!

mesabar_depois1

mesabar_depois2

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *