Decore seu apartamento com restos de obras

Unir decoração com consumo consciente e reutilização de materiais é uma maneira divertida e criativa de enfeitar o lar. E quem acabou de fazer modificações no imóvel sabe que, muitas vezes, acabam sobrando itens de construção como madeira, canos e blocos de concreto…

A boa notícia é que, em vez de deixar todas essas coisas guardadas ou descartar, você pode incorporá-las no visual dos ambientes de forma criativa e funcional. Veja só algumas dicas!

DECORAÇÃO COM MADEIRA

A madeira é muito versátil e suas sobras podem ser utilizadas em diversas formas na decoração. Você pode usar tanto como elementos mais discretos e pontuais quanto como em móveis.

É possível, por exemplo, usar uma pequena placa de madeira como suporte de parede para chaves e casacos. É bastante simples, basta aplicar um revestimento que garante durabilidade ao material (como verniz) e fixar a placa com alguns ganchos e parafusos.

sobradeobra1

sobradeobra2

Outra maneira de incorporar a madeira à composição é por meio de tapumes. Geralmente mais robustos, eles podem ser aplicados de um jeito mais marcante, agregando um visual rústico. Que tal usá-los como base da cama ou na forma de estantes?

sobradeobra3

sobradeobra4

Mas, sem dúvida, os queridinhos de quem gosta de incrementar o visual com a madeira são os pallets e caixotes. Aqui mesmo você já viu como usar esses itens de diversas maneiras na decoração do lar; as sugestões mais estilosas e populares são reutilizar o pallet como uma mesa de centro e os caixotes como armários e criados mudos.

sobradeobra5

sobradeobra6

REAPROVEITANDO TIJOLOS E BLOCOS DE CONCRETO

Tijolos e blocos de concreto são outros materiais que acabam sobrando ao fim da construção ou da reforma. O atrativo desses itens é que trazem uma atmosfera industrial para a decoração, estilo que já é tendência.

sobradeobra7

sobradeobra8

Simples e charmosa, uma mesa lateral feita com blocos de concreto (ou tijolos) pode ser o toque urbano que dará uma nova cara à sua sala de estar. Uma sugestão é empilhar alguns blocos de forma proporcional, para não correr o risco de ficar maior do que o sofá – e decorar o espaço vazado com luminárias e pequenos acessórios.

sobradeobra9

sobradeobra10

Outras maneiras de aproveitar blocos de concreto e tijolos é utilizando-os como suporte para prateleiras, estantes e até mesmo da cama, que também podem ser feitas com madeira reutilizada. Essa combinação dá um pouco mais de trabalho do que a dica anterior, pois é preciso fixar os materiais, mas vale a pena porque deixa o ambiente bem original.

sobradeobra11

Já se você prefere dicas mais simples, que tal transformar tijolos e blocos em jardineiras? A combinação entre material de construção e natureza gera um contraste bonito e elegante na decoração, e ajuda a trazer um pouquinho de verde para o seu lar.

CANOS DE PVC NA DECORAÇÃO

O PVC é ótimo para fazer parte de detalhes ou ser transformado em pequenos itens decorativos que ajudam a imprimir um clima descolado nos ambientes, como, por exemplo, uma luminária.

sobradeobra12

Com alguns tubos e conexões também é possível montar uma arara para pendurar todo o tipo de roupa. É bonito, prático e não ocupa muito espaço no quarto, além de ser ideal para apartamentos mais compactos.

sobradeobra13

O PVC ainda pode ser transformado em uma sapateira. A elaboração é bem simples, basta:

– fixar alguns canos com parafusos (corte-os para ajustar o tamanho, se necessário);
– e pintar com uma cor que combine com a sua personalidade e com o restante da decoração do seu lar.

Fácil, não é? E para completar a decoração moderna e consciente, você pode cortar alguns cabos de PVC e fixá-los na parede como ganchos e cabideiros para casacos.

sobradeobra14

sobradeobra15

Com essas inspirações, você já tem um ótimo ponto de partida para aproveitar aqueles materiais que sobraram da sua obra na decoração do seu apartamento. E para você ter ainda mais ideias, confira também este post com mais dicas para decorar com objetos reutilizáveis!

Imagens: Deccoria | Casa Cláudia | Pontos de Interesse | Decor Salteado | Histórias da Casa | Bbel | Histórias da Casa | Casa Vogue | Egg Interiores | Casado e Agora | Improvised Life | De Toda Forma | Homens da Casa | Apartment Therapy | Minha Casa Minha Cara.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not, da Tibério Construtora de São Paulo.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *