Iris Skateboards: skates reciclados

Skates são fabricados com madeira de alta qualidade, como maple (madeira de bordo) e cola epóxi. E o que você faria com um skate quebrado? Jogaria no lixo ou tentaria reaproveitar sua estrutura rígida?O skatista George Rocha optou pela segunda opção e criou uma loja de produtos feitos com shapes de skates quebrados.

A Iris Skateboards, situada em São Francisco, Califórnia, conta com diversos produtos, mas o carro chefe são os próprios skates, feitos com shapes descartados. Isso mesmo, é skate reciclado!

George recolhe skates velhos de lojas que possuem posto de coleta e faz a fabricação dos novos skates em seu estúdio, de maneira totalmente artesanal. Primeiro ele cola cerca de 20 shapes, um em cima do outro, depois recorta o bloco em “fatias”. Cada recorte desse bloco é transformado em um novo skate, caracterizado por uma estampa única de linhas coloridas.

irisskateboards_0

O skatista usa apenas os shapes que não servem mais pra andar na fabricação dos novos skates. “O ponto principal é tomar algo que teria ido para um aterro e torná-lo em algo funcional”, diz. “Que melhor destino para um skate quebrado do que continuar sendo um skate?”. Ele quebrou muitos shapes tentando descobrir como construir uma estrutura sólida, durável sem comprometer a estética que o atraiu de início. O protótipo saiu depois de tomar emprestado algumas técnicas para a fabricação de pranchas de surf.

irisskateboards_1

Usando a mesma técnica para a fabricação dos skates, a Iris Skateboards ainda faz móveis e alguns acessórios sob encomenda!

irisskateboards_2

irisskateboards_3

irisskateboards_4

irisskateboards_5

irisskateboards_6

Quer conhecer outras empresas que reutilizam skates? Falamos sobre a Prisma Guitars e Deckstool aqui no blog.

Imagens: Iris Skateboards.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *