Mesa com roda de bicicleta (versão 2.0)

Quem acompanha o blog desde o começo, já deve ter visto uma mesa com uma roda de bicicleta que eu fiz (pra relembrar, clica aqui). Naquela época eu ganhei outras duas rodas, mas demorei um tempo pensando em outra maneira, mais simples e prática, de fazer uma mesa com a roda de bicicleta e acho que consegui! Na primeira mesa que fiz, usei um pé de cadeira velha, dessa vez usei cabos de vassoura pra fazer os pés da mesa, que deixou a mesa com um design mais atual. A principal “melhoria” desta mesa em relação à outra é a facilidade de montar, já que aquela primeira versão precisou da ajuda de um serralheiro pra fazer o furo do parafuso que iria unir a roda da bicicleta ao pé da cadeira. Nesta nova versão eu consegui fazer tudo sozinha, até os furos na roda para encaixar os parafusos!

Pra fazer a “mesa bike 2.0” eu usei, além de obviamente o aro, quatro parafusos 5x50mm, porcas, arruelas, dois cabos de vassouras, tinta spray e um tampo de vidro.

bike2_antes

Primeiro eu localizei o furo que já tem no aro (aquele para encaixe do pino da câmara de ar do pneu) e a partir dele eu fiz mais 3 furos com a mesma distância entre eles.

Então eu limpei bem o aro e apliquei algumas camadas de tinta spray até cobrir bem. Eu usei o verde menta da Colorgin Arte Urbana.

Depois eu cortei os cabos de vassouras, ficando 4 pedaços de 45cm de comprimento. Cada cabo deu pra fazer 2 peças de 45cm.

Pra fazer os furos e fixar os pés na roda, primeiro eu marquei com lápis a posição do furo no aro, conforme o passo 5 da imagem. Depois de furar os pés, eu lixei e passei verniz incolor.

Aí foi só fixar os pés no aro, usando os parafusos e apertando bem as porcas. Eu montei de ponta cabeça pra ficar mais fácil. Por último eu coloquei o tampo de vidro de 6mm que encomendei na vidraçaria.

bike2_passos

 

Diferente da outra mesa que eu fiz, que o tampo de vidro ficava apoiado só no centro (e isso acabou sendo um problema depois), nessa nova versão o vidro tem apoio nos quatro pés e no centro do aro. Assim fica bem mais seguro!

 

bike2_final1a

bike2_final2

bike2_final3

E esse é mais um exemplo de que você pode transformar um objeto que iria pro o lixo em algo útil e nesse caso, com um design bacana!

 

——————————- UPDATE(2019) —————————————-

Para aumentar a estabilidade da mesa eu instalei essas cantoneiras de 3 furos nos quatro pés, encostando na roda. Eu fiz isso para aumentar o ponto de apoio dos pés da mesa e evitar com que eles entortassem para os lados. Depois eu cortei o excesso de cantoneira que saía para fora do aro com a microretífica. O bom é que não alterou quase nada da estética do produto!

Imagens: Joia de Casa © 2017.

 

Comments

comments

18 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *