Green Banana Paper – carteiras de couro vegano

Esqueça o plástico e o couro, sua carteira pode ser feita de uma maneira mais ética e ecológica: a fibra de bananeira. Uma start-up localizada em Kosrae, Micronesia, utiliza esse resíduo improvável para a criação de peças estilosas e resistentes, com o material chamado de couro vegano. As carteiras produzidas são resistentes à agua, e possuem estampas inspiradas em coqueiros, vida marinha e no povo da ilha.

Pode não parecer, mas para cultivar bananas é preciso muito trabalho. Existem aproximadamente 200.000 bananeiras espalhadas pela ilha e após a colheita, os fazendeiros precisam cortar as árvores para promover a produção da fruta, já que cada árvore produz só uma vez ao ano. Uma grande quantidade de resíduos de fibra de banana eram deixadas no solo para se decompor de forma biodegradável, mas o fundador da empresa Matt Simpson, enxergou uma oportunidade de empreender sustentavelmente. O americano havia chegado à ilha para um trabalho voluntário nas escolas, se apaixonou pelo povo e resolveu fazer algo por eles:

“As carteiras da Green Banana Paper não são apenas ecológicas, eles ajudam a proporcionar um salário digno às famílias de Kosrae.”

Ensinar novas habilidades à força de trabalho é uma parte essencial do plano da empresa. Nos últimos dois anos formaram-se agricultores qualificados, processadores de fibras, fabricantes de papel, tecelões, costureiros, artistas, designers, estampadores e finalizadores de produto.

Matt pretende ampliar a produção e ter ainda mais pessoas da ilha envolvidas nesse negócio verdadeiramente orientado para a comunidade. A Green Banana Paper lançou sua campanha de financiamento coletivo para conseguir contratar mais pessoas e melhorar a qualidade de seus produtos. O financiamento ultrapassou a meta em 250%.

Para entender melhor como é a extração da fibra da bananeira, assista ao vídeo da marca.

Imagens: Green Banana Paper.

Comments

comments