Sep Verboom e os ventiladores que viram luminárias

A cidade de Cebu, na Filipinas, tem um problema de resíduos de grandes dimensões. Todos os dias, toneladas de diferentes tipos de resíduos acabam em aterros. A cidade quer se livrar dos aterros, mas por enquanto sem alternativas, procuram criar novos produtos a partir de resíduos. Assim surgiu a parceria entre o designer belga Sep Verboom e a ambientalista Nida Cabrera. Nida desafiou o designer para inovar os programas de reciclagem em Barangay Luz, em Cebu, através da criação de um novo produto a partir dos resíduos locais.

Assim surgiu a luminária Fantasized, desenvolvida a partir do descarte de ventiladores já inutilizados. A luminária combina grades de ventiladores com tecelagens tradicionais feitas por artesãos locais. Cada luminária é feita a mão, sendo única e exclusiva, e produzida nas versões pendente ou de piso. O resultado é um produto criativo e colorido. As grades são pessoalmente selecionadas e compradas diretamente dos comerciantes de sucatas, estimulando a economia local. As tiras para tecelagem são materiais residuais de uma fábrica de cadeiras que usa essas longas tiras para fazer cadeiras de tecido.

fantasized 4

O ponto de vista social deste projeto é incrível. Foram implementados treinamentos de criatividade para maximizar o envolvimento da comunidade local, trabalhando lado a lado do povo, assim os moradores são inspirados pelas possibilidades. O projeto da luminária Fantasized teve duplo objetivo: criar consciência ambiental e apoiar os moradores em seus meios de subsistência. Supraciclagem das boas!

fantasized_proces_materials

fantasized 5

social

fantasized 6Na imagem acima, o designer Sep Verboom com os moradores e artesãos também responsáveis pela luminária Fantasized.

fantasized 7

fantasized 9

fantasized 11

fantasized 8

fantasized 10

fantasized 15

fantasized 14

fantasized

Imagens: fantasized | Vídeo e outras imagens: pinterest.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *