Luminária pendente com papelão

Muita gente reserva os finais de semana para cuidar da casa ou fazer comprinhas para ela, isso pode significar encarar uma looonga fila na Leroy Merlin. Esquece isso! Sempre falamos aqui, mas não custa repetir: antes de comprar novo, tente reaproveitar o que você tem em casa. Isso somado ao baixo custo e ao prazer de fazer com suas próprias mãos, já faz valer a pena. E antes de falar que não tem habilidade, comece e tente, se der errado, tente de novo. Boa vontade conta muito!

Se conseguimos te encorajar, queremos ajudar ainda mais, por isso selecionamos um passo a passo molezinha pra você aproveitar o fim de semana e botar a mão na massa. Com materiais que provavelmente você tem em casa, nós te mostramos como fazer uma luminária incrível com papelão. Isso mesmo, papelão!

Materiais:
– 1 pedaço de papelão com 60cm de largura (a altura irá variar de acordo com o tamanho desejado para o pendente) + um pedaço para acabamento (aproximadamente 30×30 cm é suficiente)
– Tinta spray branca
– Régua
– Estilete
– Cola quente
– 1 kit para luminária: soquete, cabo, canopla e 1 lâmpada.

luminaria materiais

Passo 1: Pinte um dos lados do papelão e deixe secar completamente. Depois de seco, marque com a régua no lado pintado e no comprimento do papelão intervalos de 12cm (sempre medidas iguais). Em cada marca, faça um corte com o estilete de forma que não ultrapasse o outro lado (um pouco mais fundo que um vinco). O corte deve ser suficiente para dobrar como na imagem abaixo.

luminaria passo 1

Passo 2: Volte o papelão na posição inicial. Defina a altura para cada tira da sua luminária (na luminária mostrada aqui foi considerado, aproximadamente, 3cm de altura para cada tira), marque e corte com o auxílio do estilete e da régua para que fiquem retas.

luminaria passo 2

Passo 3: Com as tirar cortadas, dobre-as novamente juntando as extremidades com cola quente e formando pentágonos. Depois, ainda utilizando a cola, junte cada pentágono.

luminaria passo 3

Passo 4: Hora de usar o pedaço de papelão que pedimos para acabamento. Faça o mesmo processo de pintura com o spray branco, deixe secar e risque a medida do pentágono pronto para fazer uma peça sólida como na imagem abaixo. Corte um buraco nessa peça, o suficiente para caber a parte do soquete que ficará para dentro (utilize cola quente para fixar).

luminaria passo 4

Passo 5: Com a cola, fixe a peça sólida nos pentágonos já colados. Deixe secar e está pronta sua luminária pendente feita com papelão!

luminaria 3

luminaria 2

O papelão aparente tem seu encanto, né? Agora é só escolher o cantinho da sua casa que ficará mais lindo e iluminado, instalar o pendente e pronto. Pode tirar foto, colocar no ‘insta’ e contar pra todo mundo que você que fez! Não esquece de marcar a gente (@joiadecasablog), adoramos quando vocês fazem os projetos mostrados aqui.

luminaria 4

luminaria 1

Passo a passo e imagens via poppytalk.

Comments

comments

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *