Facaro – oficina de lustres

Lustres de cristal são o símbolo do luxo. Toda aquelas cordas de cristal evocam riqueza e glamour. Quanto maior e mais pesado, maior o custo, maior o poder.

A artista americana Carolina Fontoura Alzaga criou uma versão subversiva dessa peça tão icônica. Usando correias e rodas de bicicletas que ela encontra no lixo de Los Angeles, ela constrói lustres no mesmo formato das peças tracionais.

connect1

Essa coleção de lustres chamada “Connect” propõe um novo conceito sobre o lustre vitoriano, que naturalmente é visto uma peça luxuosa. Em forma de lustre, aquelas peças de bicicleta descartadas e sem valor comercial, deixaram de ser lixo e ganharam um novo “poder”.

A ideia surgiu após Carolina ver um suporte de panelas feito a partir de um aro de bicicleta (como o que a gente mostrou nesse post). Ela se inspirou a montar uma peça a partir de partes de bicicleta.

Carolina acredita que um objeto pode ter uma terceira função. A primeira é sua proposta original, na segunda ele vira lixo. Na terceira a sua função pode ser renovada.

connect2

connect3

connect4

connect6

connect7

connect8

Assim como suas peças, o discurso da artista é bastante inspirador:

“As pessoas acham que depois que colocam o lixo pra fora, ele desaparece. Eu tenho a sensação de que as pessoas não pensam pra onde o lixo vai e não percebem que está indo para uma pilha que está ficando cada vez maior.

Nós só temos um planeta Terra. É nossa responsabilidade sermos conscientes! Nós podemos escolher um caminho que nos leva a extinção da humanidade ou à evolução. Eu tento viver a minha vida na forma que acredito estar trabalhando pra evolução da humanidade.

Uma das coisas mais gratificantes do meu trabalho é que é a representação do que eu acredito. Minha voz não está necessariamente nas ruas protestando, mas torcendo pra despertar um diálogo. Você pode fazer coisas lindas através de materiais improváveis, como lixo, que na verdade não é lixo, só porque não serve mais sua função original. Mas isso não significa que ele não pode ter outra função e é aí que nossa criatividade precisa entrar.”

Os lustres estão à venda online, sobre encomenda na Faccaro, marca da própria artista. Para conhecer toda a coleção da Carolina, acesse o site.

Imagens: Facaro.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *