Mesa de skate

Já faz um tempinho que tenho visto que alguns artistas e designers têm reutilizado artigos esportivos para a criação de móveis e objetos de decoração (em breve faremos fizemos um post só sobre isso). A gente já até dedicou um post a uma empresa de dois irmãos designers que recolhem shapes quebrados de pistas de skate e os transformam em móveis incríveis: a Deckstool.

Foi com base nessa e em outras referências desse mundão virtual que eu recebi uma encomenda: fazer uma mesinha lateral para o quarto de dois irmãos adolescentes.

A minha primeira atitude para começar esse projeto foi conversar com pessoas que andam de skate pra saber se eles tinham algum shape que iriam descartar ou se conheciam alguma loja de usados que vendessem esses shapes a um preço camarada. Pra quem não sabe o que é um shape: é a prancha de cima do skate.

Depois eu percebi que a maioria dos skates tem uma lixa colada na parte de cima que seria trabalhoso para remover, a não ser que eu fizesse com que a parte da lixa ficasse pra baixo, mas a referência que eu recebi era do shape posicionado normalmente como no skate. O jeito foi recorrer à compra de shape novo, que não tivesse essa lixa na parte de cima. Eu achei esse shape sem a lixa e com preço camarada no Mercado Livre e comprei.

Para os pés da mesa, eu usei ripas de pinus que estavam sobrando aqui em casa. Primeiro eu calculei a altura que a mesinha deveria ficar depois eu cortei as ripas. Eu adoro trabalhar com pinus! Pode não ser uma madeira maciça nobre, mas além de ser uma madeira de reflorestamento, você consegue cortar fácil com uma serra tico-tico e o acabamento sempre fica bom.

mesa skate1

Para juntar os pés no tampo do shape de skate, eu aproveitei os furos que já existiam na peça usando os parafusos próprios de skate (que servem para fixar o truck no shape). Mas só dois de cada lado já servia pra segurar os pés da mesa no shape, então os outros dois parafusos ficaram apenas “decorativos”.

mesa skate2

Como o acabamento do shape era bem avermelhado, eu comprei verniz tingidor mogno e apliquei nos pezinhos de pinus. A cor ficou igualzinha!

No fim das contas, até que saiu barato: R$39,90 do shape e R$21,00 da latinha de verniz tingidor, o resto eu já tinha em casa. O resultado foi esse:

mesa skate3

mesa skate4

mesa skate5

Uma mesinha cheia de personalidade, fácil de fazer (eu levei apenas uma tarde) e bem econômica!

Imagens: Joia de Casa © 2015

Comments

comments

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *