Marcelo Badan e o segundo erre

Com orgulho, dedicamos o ‘Joias por aí’ a mais um profissional brasileiro, hoje é a vez do designer gráfico e diretor de arte Marcelo Badan Caparroz, responsável pelo blog Segundo Erre. Este nome, segundo o próprio Marcelo explica, surgiu a partir do conceito de educação ambiental definido na Agenda 21, os 3 r’s: reduzir o consumo e o desperdício, reutilizar o que for possível e por último, reciclar. “O que faço é reutilizar resíduos, então por isso Segundo Erre”, explica o designer.

A ideia do blog é mostrar que é possível dar um destino mais digno aos resíduos que geramos e, mostrando seus trabalhos, o Marcelo incentiva as pessoas a também praticarem o segundo erre e repensarem o seu modo de consumo, além de refletir sobre a quantidade enorme de resíduos que descartamos diariamente. No blog, cada imagem de um novo produto vem com breves explicações que provam duas coisas: o potencial imenso das coisas que jogamos no lixo e o talento do Marcelo em transformar esse “lixo”.

ARMARINHO DE CAIXA DE VINHO

ARMARINHO DE ENGRADADO E ESTRADO

BALANÇO DE JANELA

CASAL DE BANQUINHO DE GAVETA

CRIADO-MUDO GARRINCHA

ESTACIONAMENTO DE BONÉ

ESTANTE DE CABIDES

ESTANTE DE CAIXOTÃO

Marcelo também dá oficinas, eventualmente, onde os participantes levam resíduos, como restos de papel e papelão, madeira, caixas, etc, para a criação e produção de peças. Trabalho incrível e inspirador, né gente? Somos muito fãs. Confira mais um pouquinho:

PANELA DE LUZ

VASINHO DE ESPELHO

VASO DE MORINGA

Para finalizar, uma frase do pesquisador austríaco Gerard Gilnreiner que inspira, segundo o próprio Marcelo, sua filosofia e postura diante da vida e do seu trabalho: “Se quisermos ter menos lixo, precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Ter menos lixo significa ter mais qualidade, menos quantidade, mais cultura, menos símbolos de status, mais tempo para as crianças, menos dinheiro trocado, mais animação, menos tecnologia de diversão, mais carinho, menos presente…”.

Imagens e informações: Segundo Erre/blog | Segundo Erre/facebook | newcreators.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *