Cinco dicas de decoração com pneus

Em um primeiro momento pode até parecer estranho, mas usar pneus velhos como elementos de decoração pode ser uma ótima forma de implementar um estilo ecologicamente correto e sustentável em sua casa – e sem deixar de lado a beleza e a praticidade. Muitas vezes não sabemos o que fazer com aquele pneu velho, mas isso está prestes a mudar: confira 5 dicas de como usar esse material na decoração.

Vaso de flores

Apesar de bastante simples, essa dica é muito efetiva e charmosa. Após lavar bem o pneu, basta pintá-lo (ou decorá-lo, caso você queira caprichar ainda mais na criatividade e na customização) e depois usá-lo como vaso. Assim você une beleza e responsabilidade ambiental, criando um ambiente bonito, agradável, bem arborizado e com a sua cara.

vasos pneu

Balanço

Essa dica é ainda mais especial para quem tem crianças em casa: que tal aproveitar aquele pneu e transformá-lo em um lindo balanço para ser pendurado em uma árvore do quintal? Aqui também vale pintar, decorar e desenhar no pneu – tudo para tornar a brincadeira ainda mais lúdica.

Porém, é preciso ressaltar a importância de pendurar o balanço em um galho bem resistente, bem como manter a manutenção do balanço em dia, evitando o acúmulo de água parada – que pode proliferar mosquitos como o transmissor da dengue. Tenha muita atenção com a segurança, não use um pneu muito velho e pendure-o com uma corda (melhor se for uma corrente) bem resistente.

Uma forma legal de inovar é pendurá-lo na sacada do seu apartamento. Fazendo uma decoração diferente e aproveitando o espaço que ela disponibiliza.

balanço pneu

Jardim vertical

Essa dica é para quem mora em apartamento e quer ter um pouquinho de verde e natureza no seu lar. Que tal ter um jardim vertical – ou seja, um jardim na parede? E, melhor ainda, que tal usar aquele pneu velho na elaboração do jardim?

O processo é bem parecido com os pneus que viram vasos de flores do quintal, a diferença é que esses são pendurados na parede. Aqui também vale a dica de quanto mais colorido e personalizado com o seu estilo, melhor: tenha em mente que o pneu no jardim vertical é, além de uma forma de supraciclagem, um elemento de decoração da sua casa.

pneu jardim vertical

Pufes/bancos

Essa é uma dica para quem já possui mais experiência com DIY (o famoso “faça você mesmo”) e está acostumado a transformar materiais simples em peças mais elaboradas. Caso você se enquadre nesse perfil, então um pufe feito com pneu reutilizado é uma ótima opção de mobília ecologicamente correta.

Apesar de ser mais trabalhoso e sua confecção demandar alguns materiais extras (dois pneus, cordas, furadeira, entre outros) e habilidades com costura, essa peça consegue dar um charme muito especial a qualquer ambiente, sendo um item verdadeiramente único – além de super prático e confortável.

pneu puffs

Mesa de centro

Ainda no estilo mais elaborado de supraciclagem, outra ótima opção para decorar a sala – inclusive combinando com o pufe – é transformar aquele pneu velho em uma mesinha de centro. O processo de confecção é bastante parecido com o do pufe, porém a mesinha só precisa de um pneu.

A personalização também é item fundamental aqui: se você quiser um visual mais clássico ou rústico, use cores que remetam à madeira ou cubra a mesa com corda; se decidir ter um estilo mais despojado, pode caprichar nas cores vibrantes. Além disso, o tampão também pode combinar: ele pode ser de madeira ou até espelhado. O importante é usar a criatividade!

pneu mesa de centro

*Esse post foi uma colaboração do Rogério Fonseca da Tibério Construtoras.

Imagens: Pith And Vigor | Modernistic Mama | Casa.com.br | Fabiane Medeiros | Funky Junk Interiors | Mimos Mania | Arte em Pneus Caxias | Persia Lou.

Comments

comments

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *