Faça Você Mesmo: letreiro luminoso

Quando estávamos planejando nossa participação na Virada Sustentável 2015, buscávamos uma maneira de expor nossa marca. Não queríamos recorrer a gráficas para imprimir banners, porque fugiria do nosso conceito de “faça-você-mesmo” e reaproveitamento de materiais.

Foi então que surgiu a ideia de fazer uma caixa vazada iluminada, de um material que a gente encontra em abundância pelas ruas: o papelão.

O resultado superou nossas expectativas e por isso devo compartilhar com vocês leitores e leitoras, uma maneira simples e barata de fazer um letreiro luminoso, sem ter que recorrer a uma empresa de comunicação visual.

Materiais que utilizei:

– Uma caixa de papelão.
– Papel de seda.
– Luzinhas de natal.
– Velcro adesivo.
– Estilete (bem afiado).
– Muita paciência!

Como eu fiz:

1. Primeiro eu medi a altura da frente da caixa para saber qual o tamanho as letras iriam ficar, então eu imprimi cada letra para que eu pudesse testar o espaçamento entre elas, de forma que o texto ocupasse toda a face da caixa. Eu escolhi uma fonte que imita o estêncil, que é aquele tipo de molde vazado muito usado no grafite.
letreiro1

2. Prendi o papel com as letras na caixa usando uma fita adesiva, já com o espaçamento correto. Passei o estilete no contorno de cada letra (é aí que você já usa a paciência).
letreiro2

3. A marca do estilete ficou no papelão, então já pude tirar o molde de papel e começar a vazar a caixa, letra por letra (continua usando a paciência).
letreiro3

4. Depois de todo o texto vazado, usei uma lixa para dar acabamento.
letreiro4

5. Na face de dentro da caixa, colei papel de seda atrás da letras vazadas.
letreiro5

6. Com cola quente, prendi algumas tiras de fita de cetim em volta de toda a caixa, pra que eu pudesse amarrar as luzinhas.
letreiro6

7. Usei pedaços de velcro adesivo para manter a tampa da caixa fechada e ao mesmo tempo permitir que pudesse abri-la se tiver algum problema com as luzes.
letreiro7

8. A ideia inicial era usar luzes amarelas, mas o pisca-pisca colorido deu um efeito mais impactante! Veja o vídeo no nosso Instagram.
letreiro8

letreiro8_a

Infelizmente no dia do evento não nos forneceram uma tomada 110V para ligar o nosso letreiro, mas nossa marca estava lá presente, mesmo sem piscar.
letreiro_final

Imagens: Joia de Casa © 2015

Comments

comments

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *