Dicas de reutilização de caixotes na cozinha

A reutilização e o DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) são tendências de decoração que ganham cada vez mais força, porque permitem que a gente deixe a casa mais bonita e aconchegante dando o nosso próprio toque especial para qualquer peça. Além disso, a prática do DIY incentiva a reutilização de materiais, a cuidar do meio ambiente e evitar desperdícios. A dica da vez é usar ambas as técnicas para deixar a vida mais prática e organizada. Confira algumas dicas sobre como reutilizar os caixotes de feira na decoração da sua cozinha.

caixotes cozinha_1

Antes de usar os caixotes:

Em primeiro lugar, é preciso lixar o caixote para retirar possíveis farpas. Depois, você pode pintá-lo usando as cores que mais combinam com o seu apartamento, mas lembre-se se usar tintas tipos látex PVA, esmalte sintética ou ainda tinta acrílica, que fixam melhor na madeira e dão um aspecto final mais requintado. Por fim, basta usar verniz para impermeabilizar o caixote.

Uma das formas mais conhecidas e práticas de usar os caixotes de feira na decoração é transformando-os em estante, armário e nichos. Então, é importante lembrar que sempre que formos usar caixotes um em cima do outro é preciso ter cuidado com a estética da peça.

Como usar os caixotes na cozinha:

-Fruteiras:

Essa é uma boa ideia para quem tem uma cozinha sempre repleta de frutas e que ainda quer deixar os caixotes com um uso mais simples e parecido com o seu propósito original. Após estilizar o seu caixote, basta colocar algumas frutas dentro – ótimo para aqueles apartamentos mais compactos. Se preferir, você pode ainda unir dois ou mais caixotes e montar um nicho organizador para separar as suas frutas.

caixotes cozinha_2

caixotes cozinha_3

caixotes cozinha_4

-Organizar louças, temperos e ingredientes:

Os caixotes também podem ser usados para separar ingredientes, temperos e demais itens que você usa constantemente no preparo das refeições, além de guardar a louça. Podem ficar em cima de um armário ou ainda presos na parede, como uma verdadeira prateleira – escolha o que mais for prático para você.

Lembre-se: Fixe os caixotes na parede usando uma furadeira, parafusos e buchas apropriadas, que suportem o peso do que será guardado neles.

caixotes cozinha_4

caixotes cozinha_5

caixotes cozinha_6

-Armário:

Caso você quiser, pode transformar os caixotes em mobília: dá para usar vários caixotes de feira para construir um verdadeiro armário de cozinha. Apesar de dar mais trabalho, esse item fica um charme e ajuda muito no dia a dia, já que você pode ganhar mais um móvel para guardar os itens da cozinha.

Lembre-se: Esse tipo de DIY requer mais esforço e um cuidado ainda maior com a segurança. Use parafusos e porcas para garantir que os caixotes ficaram firmes e unidos uns aos outros.

caixotes cozinha_9

caixotes cozinha_8

*Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not, redator da Tibério Construtora.

Imagens: nichos_1 | fruteira_1 | fruteira_2 | fruteira_3 | organizador_1 | nichos_2 | nichos_3 | armário_1 | armário_2.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *