De pequeno carretel para duas mesas

O carretel de madeira é uma peça de descarte da indústria com muito potencial para ser reutilizada dentro de casa! Mesas, poltronas e puffs são algumas das ideias que a gente já mostrou aqui no blog.

E parece que alguém adivinhou a “caçambeira” que sou quando deixou junto ao poste na calçada de casa, um pequeno carretel de madeira e tampo de MDF. Não pensei duas vezes em resgata-lo quando o vi. Mas antes, verifiquei se não tinha marcas de cupim, muito mofo, ou nada que parecesse perigoso para levar para casa.

mesa carretel_antes

Pensei em transformar essa peça em uma mesa, mas com um pouco mais de design e sem descaracterizar totalmente a “cara” de carretel. E agora divido com vocês o processo de transformação de um pequeno carretel em duas mesas.

Como foi feito
carretel_passos

1. O primeiro passo foi desmontar o carretel. E foi uma ótima decisão porque assim pude limpar o lado de dentro e tirar umas aranhas que habitavam ali.
2. As duas tampas do carretel, a de cima e a de baixo, eram presas com três barras roscadas, arruelas e porcas. Eu guardei essas peças para prender os pés da minha nova mesa.
3. Escolhi as melhores ripas do carretel (tinha algumas mofadas) para fazer os pés da mesa. Tracei uma linha na ripa para cortar os pés no formato inclinado.
4. Cortei os três pés com uma serra tico-tico. Depois lixei para tirar as rebarbas.
5. Das barras roscadas que comentei no passo 2, recortei três peças de 5cm de comprimento. Depois fiz furos de 8mm na base de cima dos pés para encaixar esses pedaços de barra roscada.
6. Para acabamento dos pés usei o verniz mogno, que apliquei com estopa.
7. Para acabamento da tampa do carretel, usei tinta esmalte a base de água branca. Para chegar nessa cor, misturei corante azul e um pouco de amarelo na tinta branca.
8. Para unir os pés à tampa do carretel, usei o próprio furo que tinha para encaixar a barra roscada. Como já tinha encaixado um pedaço da barra nos pés, foi só colocar no buraco e prender com a porca.

Como o carretel tinha essas duas tampas redondas, eu consegui fazer duas mesas. A primeira é ideal para mesa de centro, por ser mais baixa.
mesa carretel final1
A segunda mesa, eu quis um pouco mais alta, por isso fiz os pés com ripas de pinus mais compridas do que aquelas do carretel. Depois eu revesti a parte de cima com vinil adesivo preto fosco, com a intenção de fazer uma lousa no tampo da mesa. O buraco do centro serve para encaixar um copo e colocar o giz para criançada pintar!
mesa carretel final2

No fim das contas, as mesinhas foram juntas para a sala!
mesa carretel final3

mesa carretel final4

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *