Recicladora caseira de plástico de Dave Hakkens

O plástico é um problema ambiental por causa da sua alta resistência, que pode levar séculos para se decompor. Apesar de poder ser reciclado, apenas uma porcentagem do plástico descartado é realmente reciclado. Enquanto isso, os resíduos plásticos continuam poluindo o solo e mares.

Com essa informação na cabeça, um jovem recém-formado da Universidade em Eindhoven, Países Baixos, desenvolveu máquinas para que qualquer pessoa possa reciclar em casa.

“Eu parti da ideia de fornecer ferramentas para as pessoas comecem a trabalhar com o lixo plástico na sua região” diz Dave Hakkens.

As máquinas de Dave, batizadas de “Precious Plastic” (plástico precioso), incluem uma trituradora de plástico, uma extrusora, uma moldadora de plástico por injeção e uma moldadora de plástico por rotação, todas baseadas em máquinas industriais, mas modificadas para serem menos complexas e mais flexíveis.
preciousplastic_maquinas

A pequena “fábrica” de plástico irá funcionar da seguinte forma:
1. É preciso coletar embalagens e outras peças lixo de plástico;
2. Usa-se a trituradora para transformar o lixo em pequenos pedaços de plástico;
3. Abastece-se a extrusora com os pedaços de plástico para criar uma linha fina de plástico que pode ser utilizada em uma impressora 3d ou moldada em novo produto;
4. Abastece-se a moldadora com os pedaços de plástico, que serão derretidos e injetados no molde criado, formando um novo produto!

Dave expôs os produtos fabricados com suas máquinas, na Semana do Design Holandês de 2013. Entre eles bowls, lixeiras, luminárias, chapéus e ferramentas.
preciousplastic_produtos 1

preciousplastic_produtos 2

preciousplastic_produtos 3

preciousplastic_produtos 4

O objetivo de Dave também é compartilhar seu projeto com o mundo, por isso disponibiliza em seu site desenhos técnicos, listas de materiais e vídeos com tutoriais para que as pessoas possam construir suas próprias máquinas! E tudo “open source”, ou seja, código aberto para qualquer um baixar de graça e aprimorar conforme suas necessidades.

Imagens: Precious Plastic.

Comments

comments

5 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *