Luminária no caixote

Você já deve ter percebido que estamos sempre buscando ideias pra reutilizar um caixote de madeira. Pois é, lá vai mais uma ideia que surgiu depois que sobrou esse caixote de uva da comilança da ceia de ano novo. Um DIY simples, simples e rápido, mas antes de tudo funcional porque o objetivo da supraciclagem é dar uso a objetos que não nos servem mais e fazer com que a gente compre cada vez menos coisas!

luminariacaixote_antes

Eu imaginei essa luminária para um cantinho da leitura, que além de iluminar serve como nicho para apoiar o livro. O fundo de lousa (já virou mania minha aqui) pode servir pra anotar citações favoritas dos livros, recados e etc.

Então vamos aos passos?

luminariacaixote_passos

1. A primeira coisa que fiz foi tirar o fundo do caixote, que estava bem judiado como vocês puderam ver na imagem acima! Quis deixar o caixote na madeira mesmo, lixei bastante pra tentar tirar o mofo e apliquei seladora. DICA 1: para deixar a madeira com aspecto lisinho, aplique uma camada de seladora com pincel, deixe secar uma hora e lixe com lixa 220, depois passe outra camada de seladora com uma estopa.

2. Peguei uma sobra de MDF 9mm que tinha aqui e cortei no tamanho exato do caixote, pra que eu pudesse parafusar esse fundo por trás. Apliquei a tinta PVA preto fosco em um lado do MDF.

3. e 4. Parafusei o fundo direto no caixote com o lado preto para a parte de dentro.

5. Fixei um suporte para quadros atrás do caixote, pra ficar mais fácil de pendurar na parede.

6. Fiz o furo em uma lateral do caixote para passar a fiação da luminária. O furo ficou grande assim porque eu aproveitei a fiação de abajur quebrado que era todo soldado, impossível de separar o soquete, interruptor e a tomada.

7. Passei a fiação de dentro pra fora do caixote.

8. Ficou só o soquete pra parte de dentro. Não precisei colar nada, porque o peso da fiação já segura o soquete dentro do caixote!

DICA 2: Pra que os desenhos na lousa não fiquem marcados mesmo depois de apagar e faço vários riscos na lousa de pintura nova e depois passo um pano úmido pra apagar. Assim a lousa manchada e os desenhos não ficam tão marcados!
luminariacaixote_dica2

Por fim, a luminária pra deixar o cantinho da leitura mais aconchegante!
luminariacaixote1

luminariacaixote2

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *