Organizador de hall de entrada

Como disse no post “Ideias criativas para expor fotos”, hoje em dia a gente guarda fotos mais no formato digital do que no papel. Por esse motivo os porta-retratos acabam “sobrando” em casa. Então, nada mais justo do que dar um novo uso a eles!

Minha tia estava se desfazendo de alguns porta-retratos que ela guardava e assim que bati os olhos neles soltei um: “eu quero!”. Já tinha um destino pra eles, pois fazia um tempo que estava incomodada com a falta de um porta chaves e um lugar pra guardar as correspondências em casa. Ficava tudo espalhado pelos cantos, correndo risco de se perder na bagunça. Por isso, resolvi criar um organizador multiuso pra colocar perto da porta de entrada da casa (pra ficar ainda mais prático!). Cada porta retrato tem uma função: o primeiro é um quadro branco para recados rápidos, o segundo é um porta-correspondências e o terceiro é um porta-chaves; todos identificados por um ícone de acordo com sua função.

Fiquei tão feliz com o resultado que resolvi compartilhar com vocês. Quem sabe vocês também têm alguns porta-retratos perdidos pela casa pedindo pra ser reutilizado?

Como fiz

organizador joia passos

1. Primeiro resolvi pintar as três molduras de preto. Use tinta acrílica preto brilho, para artesanato.
2. A parte de dentro (a madeirinha que fica atrás e segura a foto) eu pintei com tinta pva branco fosco.
3. Para fazer os ícones eu usei o adesivo vinílico preto. Busquei no google algumas imagens e desenhei direto na parte de trás do adesivo.
4. Recortei os ícones pra colar no lugar que ficaria a foto.
5. Para o quadro branco, eu cortei um pedaço de laminado branco brilho que sobrou de um projeto de marcenaria que eu fiz.
6. Com as molduras já pintadas e os ícones já posicionados no local eu peguei um pedaço de mdf de 6mm que tinha em casa e cortei um pouco menor do que as três molduras juntas.
7. Mas antes de colar as molduras na madeira, eu tinha que fazer o nicho que ficaria as correspondências. Pra isso eu recortei dois retângulos de tecido da mesma altura do porta-retratos e com o giz eu desenhei um triangulo invertido em cada peça. Cortei também um terceiro retângulo da mesma largura da moldura.
8. Com a cola quente, eu colei os retalhos atrás da moldura.
9. Ficou assim, com a moldura posicionada em cima da linha do triangulo invertido, em cada lateral.
10. Então eu passei cola quente em cima da linha do outro lado do triangulo invertido e colei as outras molduras, uma de cada lado. Esse retalho na parte de baixo na moldura do meio eu dobrei pra dentro e colei com cola quente no mdf que eu recortei.
11. Depois colei as duas molduras das pontas direto no mdf. A moldura do meio, fica presa apenas pela parte de baixo, formando esse “bolsinho” para colocar as cartas, como na imagem.
12. Por último, coloquei os ganchinhos no porta chaves e fixei um atrás do mdf suporte para quadros, pra conseguir colocar na parede.

Após esses 12 passos (ufa) meu organizador do hall de entrada da casa ficou pronto! Agora as correspondências e chaves tem um lugar para chamar de seu, na companhia de mini quadro branco que em breve será preenchido de alguns rabiscos.
organizador final1

organizador final2

organizador final3

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *