Agenda 2015: customize a sua!

Todo final ou começo de ano a gente ganha brindes corporativos, seja da empresa onde trabalha, de clientes ou de amigos. E agenda é um desses brindes. Algumas pessoas ganham até duas ou três e muitas vezes escolhem uma e as outras ficam de lado, e lá pela metade do ano, vão para o lixo.

Embora bastante gente tenha aderido à era moderna e organiza sua vida em agenda digital, existem os que ainda preferem a agenda de papel. Eu sou dessas! Anoto alguns compromissos no celular, mas a praticidade da agenda de papel, pra mim, é insubstituível. Você abre na página que está o marcador de fita de cetim e os compromissos estão ali, pá-pum. Sem senha, sem travar, sem estresse nenhum.

Mas o mais divertido, que agenda digital nenhuma compensa, é todo final/início de ano se apaixonar pela agenda nova. Já fazem uns 3 anos que eu faço minha própria agenda e me divirto planejando tamanho, cor e detalhes. Esse ano dividirei isso com vocês. Mas queremos propor, voltando ao início desse post, que você utilize aquela agenda brinde que ganhou. Sim, aquela que você não iria usar porque queria uma capa mais bonita. Customize! Se você é daqueles que ganhou mais de uma, customize todas, uma pra você e as outras para os amigos.

Ter uma agenda customizada por você dá até mais ânimo pra se organizar! Então, vamos lá, porque o ano já começou e agenda nós usamos todos os dias.

Materiais:

agenda materiais

– 1 agenda
– Tecido (algodão): 2 modelos de estampas (da sua preferência) medindo aproximadamente 32x15cm – para uma agenda de 12x17cm
– 1 folha de cartolina colorida (cor de sua preferência – usei uma combinando com as estampas dos tecidos)
– Cola branca (extra forte)
– Pincel
– Régua/ Estilete / Tesoura
– Tinta colorida
– Revistas para recortes de letras e números e apliques para artesanato (ou um pedaço de papelão)

Passo a passo:

1. Meça a largura total da agenda (frente, verso e altura) e recorte o tecido 6cm maior, considerando a dobra. Na altura, no caso deste projeto, precisei de 10cm da estampa floral (já com a sobra de 3cm para dobra) e 13cm da estampa de poá (também com sobra). Risque as medidas nos tecidos e recorte. Decidi que o tecido floral ficaria por cima, sendo assim, para melhor acabamento eu fiz uma barrinha e colei com a cola branca.
agenda_passo 1

2. Posicione o tecido sob a agenda (primeiro o tecido que ficará por baixo), passe cola branca espalhando com o pincel e cole o tecido. Use as mãos ou uma régua para pressionar o tecido e não deixar rugas. Faça a dobra para o lado de dentro da agenda e cole também.
agenda_passo 2

Deixe secar a primeira colagem e faça o mesmo com o tecido que ficará por cima.
agenda passo_3

3. Já na fase de acabamento, meça a parte interna da agenda deixando uma folga de no máximo 0,5cm em toda a volta. Recorte a medida na cartolina e cole cobrindo as sobras de tecido do lado interno da agenda.
agenda_passo 4

4. Esta etapa é de finalização, então fica a critério de cada um. Eu usei recortes de revistas e um aplique em formato de moldura, que você pode encontrar em lojas de produtos para artesanato. Eu já tinha o aplique em casa, mas você pode riscar e cortar o formato de uma moldura num papelão, o efeito será o mesmo. Recortei um pedaço do tecido laranja no formado da moldura e colei por trás, depois decidi pintar o aplique com tinta azul. O resultado você confere a seguir.
agenda_passo 5

Com o aplique pronto, eu colei sobre a capa e usei recortes de números para fazer o ‘2015’. Os recortes de letras e frases, que por sorte encontrei prontas nas revistas, foram usados na mensagem da capa e nas mensagens no interior da agenda. A seguir você confere o resultado final da parte interna e, por último, da capa!

agenda_resultado 1

agenda_resultado 2

agenda_resultado 3

Com a agenda pronta, eu usei termolina para impermeabilizar o tecido (pra quem não sabe, termolina é um impermeabilizante para tecidos e serve como auxiliar para também evitar desfiamento). Com o pincel, passei por toda agenda e esperei secar bem. A termolina você encontra em lojas de produtos para artesanato e o custo é baixo.

Como faço peças de artesanato, já tinha em casa todos o materiais que usei. Se não é o seu caso, compre o mínimo que puder, tente reaproveitar sobras de tecido e outros materiais. Você pode usar papel de presente ou fazer a capa com recortes de imagens. Enfim, deixe a criatividade rolar!

E aí, gostaram? Espero que tenha inspirado vocês a fazerem suas agendas para um 2015 organizado e cheio de novas ideias. FELIZ ANO NOVO 🙂

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *