Antes e Depois: mesa infantil

Os móveis para crianças devem ser seguros e adaptados para o seu tamanho. A maioria dos pais preferem seguir um caminho mais neutro adquirindo móveis brancos, que são mais simples de harmonizar na decoração. O colorido por conta brinquedos e objetos decorativos, já que as cores possuem uma função fundamental no desenvolvimento da criança.

Eu recebi uma encomenda para reformar um conjunto de mesa e cadeiras infantil, que estava com a pintura danificada. Ao invés de simplesmente repintar tudo de branco, resolvi transformar os móveis em peças alegres e lúdicas, como imagino que um móvel infantil deve ser.

Comecei removendo toda a pintura do tampo de cima, porque estava com bolhas e descascando. Apliquei o removedor de tinta, esperei a tinta amolecer e removi tudo com uma espátula. Depois passei uma lixa 180 para deixar a superfície lisa. Então apliquei duas demãos de tinta látex branco para dar o fundo.

As pernas da mesa estavam inchadas devido a umidade que entrou em contato com o MDF, por isso resolvi arrendar as pontas. Tracei um ângulo com o lápis e recortei a parte danificada com uma serra tico-tico. Fiz isso nas quatro pernas. Depois, lixei tudo e apliquei o fundo branco. Marquei 10cm de altura em cada pé e colei uma fita crepe. Apliquei duas demãos de tinta PVA amarela apenas na parte de cima da fita crepe. Depois de tudo bem seco, removi a fita e remontei a mesa.

Para as cadeirinhas, também resolvi arredondar os pés. Lixei tudo com lixa 180, apliquei o fundo branco e depois a cor final no azul bebê. No encosto, assim como na mesa, fiz uma máscara, para criar um rosto e olhos sorridentes. Recortei um círculo em uma cartolina, dividi ao meio e colei um do lado do outro no encosto da cadeira. Depois apliquei a tinta azul na parte acima a máscara e removi o papel depois de seco. Para criar os olhinhos, fiz um estêncil. Desenhei os olhos no Photoshop, imprimi em um papel cartão e recortei a figura com o estilete. Então coloquei o estêncil em cima do lugar que queria o olho e apliquei tinta pva preta sobre a parte vazada.

Para acabamento final de todas as peças, apliquei duas demãos de verniz acrílico incolor. E pronto! Um conjunto de mesa e cadeiras alegres e sorridentes para alegrar as atividades de uma criança!



Imagens: Joia de Casa © 2018.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *