ARTlantique – Made in Africa

Os pescadores da costa oeste da África decoram seus barcos com desenhos geométricos e coloridos, e depois de uma longa vida no oceano, esses barcos de madeira ainda estão em condições para começar uma “nova vida” como móveis, preservando a energia e a história dos pescadores. Essa é a essência do projeto Artlantique, com fortes laços sociais e culturais. Para os africanos, a supraciclagem não é moda, é um estilo de vida.

O primeiro passo do projeto foi buscar antigos barcos, já sem vida útil, e negociar o preço. Depois os barcos são transportados para uma oficina, onde os artesãos discutem como aproveitar ao máximo a madeira, de acordo com o tamanho do barco e suas combinações de cores. O trabalho, formado pelos idealizadores do projeto e uma equipe de artesãos locais, requer habilidade e sensibilidade. Nenhum barco é igual, por isso cada item novo é único.

O projeto encanta por refletir a união da pesca, o meio de sobrevivência de muitas famílias, e carpintaria na África. A madeira do barco não esconde as milhares de milhas náuticas navegadas ao longo da costa africana. Portanto, o valor dos novos produtos não está apenas na aparência, mas também na história de cada barco. O desafio também é criar itens com design contemporâneo e moderno, que acima de tudo são 100% africanos, tanto no material como na confecção.

Imagens via: Artlantique.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *