Cabideiro retrátil

Um amigo me ofereceu uma caixa tacos palito que sobrou da instalação do piso do seu apê. Ao ver aquelas lindas ripas de madeira maciça novinhas, não pensei duas vezes e já coloquei no porta malas do carro! Fiquei um bom tempo pensando no que fazer com essas peças…

cabideiro retratil_antes

Quando vi esse cabideiro do designer belga Patrick Séha, nomeado “Piano” (porque lembra o sistema de teclas do instrumento), fiquei inspirada! Com seu design de qualidade, une a função à estética. Fechado, ele parece apenas um painel ripado.
piano by patrick seha

Pesquisando um pouco mais sobre esse sistema de cabideiro achei outra peça inspiradora, só que um pouco mais simples. É o “Sticks Multi Hook” do designer canadense David Quan para a Umbra. Diferente do “´Piano”, esse cabideiro é todo de plástico. Se vocês andaram pela loja Etna recentemente, devem ter visto essa peça por lá…
sticks_umbra

Inspirada por essas peças tão lindas, eu resolvi tentar fazer a minha própria versão com os tacos de madeira maciça que iriam para o lixo.

Como foi feito

cabideiro retratil_passos

1. Primeiro eu lixei tudo com lixa 80, não queria farpas na minha mão e nem nas minhas coisas! Como tinha peças de tamanhos diferentes, tive que fazer um estudo de como deveria ser montado. Então decidi montar intercalando as peças maiores entre as peças pequenas.

2. Fiz a furação na lateral das peças marcando 8cm da extremidade das peças maiores, para a fila de ganchos que iria abrir na parte de cima e 4cm para a fila de ganchos que iria abrir embaixo.

3. Primeiro eu colei a peça pequena que deveria ser fixa entre as duas peças maiores e depois usei parafusos de 7X0,4cm para unir a peça móvel.

4. Depois de unir as peças, passei cola branca extra forte na lateral de cada bloco e juntei tudo em uma peça só. Com a cola já seca e as peças firmemente coladas, virei ao contrario e posicionei mais taquinhos atrás para servirem de trava para a abertura dos ganchos (sem essas peças atrás, os ganchos iriam abrir 180°!).

5. Os taquinhos atrás foram posicionados de forma que todas as peças tivessem a mesma angulação na abertura.

6. Para acabamento, apliquei verniz incolor com um pincel.

A minha humilde versão do cabideiro Piano ou Sticks foi custo zero porque todos os materiais já tinha em casa! Para pendurar, eu simplesmente martelei três pregos na parede e apoiei os taquinhos de trás em cima deles, mas é mais seguro parafusar direto na parede, para não correr risco de cair!

cabideiro retratil1

cabideiro retratil1a

cabideiro retratil2

cabideiro retratil3

Imagens:Joia de Casa © 2016

Comments

comments

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *