Cadeira de pallet

Já compartilhamos aqui várias ideias de se reutilizar um pallet, mas é preciso ter cuidado na hora de levar um pallet pra dentro de casa. Os pallets são usados para transportar mercadorias, de todos os tipos. A gente não sabe se o que o pallet transportou, antes de ir para o lixo, era algum produto químico nocivo para a saúde. Fora que eles ficam expostos ao tempo, levando chuva, acumulando mofo e bolor, que são prejudiciais à saúde. E nem vou falar das infestações de insetos!

Mas não queremos que você deixe de utilizar pallets! É só você procurar pallets em bom estado, ou que você conhece a procedência. Tomando essas precauções o pallet é um ótimo item para ser reutilizado! Afinal, são ripas de madeira maciça! Eu quero mostrar aqui uma cadeira do tipo espreguiçadeira que eu fiz usando um pallet.

Então vamos aos passos. A parte mais difícil vai ser desmontar o pallet. Eu achei esse vídeo que faz parecer desmontar um pallet bem fácil!

Depois que você desmontou você vai cortar as ripas e separá-las conforme a imagem abaixo. Eu usei uma serra tico-tico, mas também dá pra serrar com uma serrinha de mão, já que a madeira do pallet costuma ser bem molinha.

PEÇAS

Agora é só montar. Você vai precisar de:
– Martelo
– Pregos 3x30mm
– 8 parafusos passantes sem ponta de 6X70mm, cabeça de panela.
– 8 porcas

Vamos aos passos:

montagem

1-Pregue 3 ripas de 600x145mm nas duas ripas de 600x95mm
2-Pregue as duas ripas restantes de 600x145mm nas outras de 500x95mm
3-Agora você pode fazer furos nas laterais do assento e do encosto para juntar as duas peças, usando os parafusos passantes.
4-Faça furos nas laterais do assento e nas duas ripas de 300x95mm, que serão os pezinhos. O chanfro da peça fica para cima. É ele que vai dar a forma em “V” da cadeira.
5-Agora é só lixar e aplicar o acabamento que você quiser: verniz, tinta ou até tecido!

A minha ficou assim:
cadeira de pallet2
cadeira de pallet1

Topa se aventurar para fazer a sua?

Comments

comments

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *