Cama de pallet

A primeira vez que me aventurei a fazer um projeto reutilizando um pallet foi na construção daquela poltrona que postei aqui. Foi pesquisando na web sobre como eu podia desmontá-lo que eu descobri como era importante ter cuidado na hora escolher um pallet antes de trazer pra dentro de casa. Produtos químicos nocivos, infestação de insetos e mofo não são coisas que a gente quer levar pra casa.

Essa minha segunda experiência com pallets foi a pedido de uma amiga, que precisava de cama para o quarto. Conseguimos quatro peças de 1,20 X 1,00m na fábrica que ela trabalha que dariam certinho pra empilhar e fazer uma cama de solteiro.

Como o pallet era usado no chão da fábrica, tinha bastante sujeira e pegadas de sapatos, mas nada que uma boa lixada não resolveria. O mais importante era observar o que estava marcado nas peças. Voltando a falar um pouco sobre o cuidado na reutilização, é importante observar o que está escrito no pallet. Todo pallet vem com um carimbo, que tem informações sobre sua origem e como foi tratado. Esses pallets tinham com um marca “HT” que significa “heat treatment”, ou seja, tiveram um tratamento térmico em estufa para uma esterilização superficial e evitar a proliferação de organismos vivos. Assim fiquei mais segura pra continuar com o projeto.

cama pallet1

Para a montagem da cama, eu tirei todas as ripas debaixo usando um pé de cabra. A ideia era criar um nicho maior entre as peças quando elas fossem empilhadas.

cama pallet 2

Assim ficou a cama, ripas viradas para cima e ripas viradas para baixo, entre essas ripas, só os montantes.

cama pallet 10

Para juntar as peças eu usei essas “chapas de união”. É essa barra de ferro, que vem com esses furos para você parafusar nas duas peças que quer juntar. Então ficaram dois blocos, na mesma altura.

cama pallet 4

Para unir os dois blocos, comprei uma ripa de madeira pinus de 4 metros de comprimento por 10cm de largura, cortei um pouco menor do que o comprimento da cama e parafusei na parte de baixo das duas peças, como se fosse uma chapa de união. Aproveitando a sobra da ripa de pinus, criei pezinhos bem simples apenas recortando pedaços com 12cm. Depois eu parafusei esses pezinhos na ripa inteiriça que uniu os dois blocos de cama.



Para o acabamento, nós usamos tinta esmalte a base d’ água na cor amarela. Na hora de pintar, eu descobri que a melhor maneira de economizar a tinta na cor final é aplicando uma camada de tinta latéx branca. Se você aplicar a tinta esmalte direto no pallet cru, a madeira que é bem porosa, vai sugar bastante tinta. A tinta látex branca é mais barata e dá uma boa cobertura.

Para aproveitar melhor esses vãos que ficaram na cama, eu montei caixas de tecido estruturadas com papelão, pra servirem de gavetas. Eu sei operar uma serra circular, furadeira, tico-tico, mas uma máquina de costura não! Então nessa parte eu tive que ser socorrida pela mamãe. O maior charme dessas caixas está nesse tecido de estampas geométricas da Tamtum. As instruções para fazer essa caixa estão >AQUI<. cama pallet 5

Depois dessa trabalheira toda, a cama foi parar dentro de um quarto colorido e divertido de uma designer de brinquedos, apaixonada pela literatura infantil e circo.

cama pallet 6

cama pallet 8

cama pallet 7

Imagens: Joia de Casa © 2015

Comments

comments

15 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *