Como fazer efeito ombré em um móvel

Muita gente acredita que degradê e ombré é a mesma coisa. Como falamos no post anterior, o efeito ombré é aquele que a possui uma graduação de tons de uma mesma cor, diferente do degradé que varia conforme as cores do círculo cromático. Esse tipo de pintura também é ideal para uma repaginada em um móvel velho!

É possível criar esse efeito sombreado de cor com pincel, mas com tinta spray fica muito mais fácil e rápido! O inconveniente desse tipo de tinta está na sujeira que ele faz no ambiente, por isso, lembre-se de cobrir todo o piso e o que mais estiver no caminho do jato de tinta!

Para um móvel pequeno, como uma cadeira, uma mesa ou criado, você vai precisar dos seguintes materiais:

– Uma lata de primer em spray,
– Uma lata de tinta de uma cor escura,
– Uma lata de tinta da mesma cor com um tom médio,
– Uma lata de tinta da mesma cor com um tom claro,
– Lixa 150.

Como fazer:

Preparação para a pintura: lixe levemente o móvel para retirar o brilho do acabamento anterior, seja ele verniz ou tinta. Remova o pó com pano úmido após o término.

Aplicar um fundo: passe uma fina camada do primer em spray, espere alguns minutos para secar e repita a operação até cobrir toda a superfície do móvel.

Primeira camada: imagine como se o móvel fosse divido em três partes e comece com a cor mais clara na parte de cima. Segure o spray pelo menos 30 cm afastado da superfície e lembre-se aplicar sempre em camadas finas, para um acabamento uniforme. Respeite sempre o tempo de secagem entre as demãos que está escrito na lata da tinta.

Camada do meio: use a tinta um tom acima da cor mais clara, e aplique na faixa central do móvel. Deixe a tinta espirrar levemente uns centímetros em cima da linha de junção entre as cores, para o efeito ombré.

Última camada: use a tinta mais escura na parte de debaixo do móvel, também deixando espirrar levemente sobre a linha de junção entre o tom médio e o escuro. Se necessário, cubra a parte de cima do móvel, pra não correr o risco de espirrar tinta escura sobre a tinta mais clara.

Deixe a tinta secar por algumas horas e o seu móvel estará pronto para ser exibido dentro de casa! Veja mais exemplos de móveis com pintura ombré abaixo!



Imagens: Nine Red | Landeelu | Roots And Wings Furniture | Ehow | Uturn Design | Fabulous Finishes | Plaid Online | My Altered State.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *