Como pintar móveis com efeito degradê

A gente sempre procura trazer inspirações aqui no blog para incentivar as pessoas a darem uma chance aos móveis velhos ao invés de comprar peças novas. Uma pintura nova é a melhor forma de convencer você a ficar com um móvel antigo. Tanto cores vibrantes quanto tons mais pastel são capazes de transformar completamente a cara de um móvel, mas também existem dois efeitos de pintura que surpreendem: o degradê e o ombré.

O degradê é um efeito gradiente de cores diferentes que se misturam da mais clara para a mais escura. Já o ombré, que significa sombra em francês, é quando um mesmo tom é aplicado a uma superfície variando do tom mais acentuado para o mais enfraquecido.

É possível fazer efeito degradê com várias cores, mas é importante escolher cores análogas, que são as cores que estão na ordem do círculo cromático. Por exemplo: vermelho, laranja e amarelo; ou roxo, azul e verde. Essa ordem de cores é que vai resultar no efeito degradê.

Então, bora alegrar um móvel velho com bastante cor?

Materiais:

– Tintas PVA ou acrílica;
– Lixa;
– 2 pincéis;
– Verniz incolor spray.

Como fazer:

Antes de pintar lembre-se de lixar e limpar a superfície pra remover todo o pó.

1. Comece debaixo pra cima, pintando uma faixa com a tinta mais escura. Limpe o pincel e faça outras faixas com as próximas cores.
2. Mergulhe a ponta do outro pincel na água e limpe o excesso. Passe gentilmente em cima da linha entre as faixas, até a linha marcada sumir e as cores se misturarem.
3. Repita a operação para a próxima faixa.
4. Espere secar e aplique verniz spray para selar a pintura.

O resultado é esse!



Qualquer tipo de móvel pode ganhar uma repaginada degradê, como você pode conferir nas imagens abaixo. É cada um mais lindo que outro e com certeza alegra qualquer ambiente!



Imagens: The Graphics Fairy | Artistic Home Studio | Dressers And Jujubes | The Turquoise Iris | Bel Be Creations.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *