Como repaginar um móvel usando espelhos

Sabemos que o espelho é capaz de transmitir a sensação de amplitude a um ambiente pequeno e de claridade em um ambiente escuro. Porque não unir esse efeito a um móvel antigo? Alguma peça que esteja precisando de uma repaginada e um algum lugar de destaque em casa.

A aplicação de espelho em um móvel antigo é uma maneira de valorizar a peça de uma maneira simples e artesanal. Ok, espelhos não são peças tão baratas, mas você já viu quanto custa um móvel espelhado novo? Uma fortuna! Então, quem sabe você já não tem um espelho grande que não esteja usando e uma cômoda que herdou de algum parente! Foi isso que pensei quanto vi um móvel desses em uma loja bacana… Pesquisando na internet como fazer meu próprio móvel espelhado, encontrei esse passo a passo em um blog gringo. Bora, colocar a mão na massa comigo?



Materiais:

– Espelhos cortados sob medida;
– Primer em spray;
– Tinta prata metalizada em spray;
– Cola adesiva para vidro;

Como fazer

Obviamente é preciso levar as medidas das superfícies que serão cobertas pelo espelho à vidraçaria, para adquirir as peças já cortadas. Meça as frentes de gavetas, se houver, laterais e tampo superior e desconte pelo menos 5mm, para evitar que o espelho fique raspando nas bordas. No caso das gavetas, é importante pedir ao vidraceiro que faça o furo para encaixar os puxadores.

O próximo passo é lixar bem o móvel. Não é necessário retirar a tinta existente, mas quanto mais lisa a superfície do móvel ficar, melhor o acabamento.

Depois de remover a poeira do móvel, é hora de aplicar o primer em spray apenas nas partes que irão receber a tinta, já que o espelho irá cobrir boa parte da peça.

Esperar secar completamente, conforme orientação do fabricante para então aplicar o spray prata. Lembre-se de segurar o spray pelo menos 30 cm afastado da superfície e aplicar sempre em camadas finas, para que o acabamento fique uniforme. Aplique quantas demãos forem necessárias para cobrir a peça, respeitando o tempo de secagem entre cada aplicação.

É mais seguro esperar no mínimo 24 horas depois da pintura para colar o espelho. Aplique a cola na parte de trás do espelho e no móvel. Posicione cada corte de espelho em suas
respectivas posições e deixe algum peso fazendo pressão até que a cola seque completamente. O tempo de secagem varia conforme a marca da cola, mas esse é o passo mais importante dessa transformação! Afinal, você não vai querer que o espelho se solte quando for abrir uma gaveta!

Por último, instale os puxadores! Você terá móvel com toque de glamour que iluminará qualquer ambiente e que parece ter custado uma fortuna!

Confira outras transformações glamorosas de móveis velhos com espelhos nas imagens abaixo.



Imagens: Tamara Blog | Heavenly Interiors | Blissfully Domestic | White Glam | Jen And Joes Design.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *