De nicho de parede para mesa de cabeceira

Você já leu aqui no blog que a gente sempre tem que dar uma segunda chance para um móvel antes de joga-lo fora. Não só pela economia de dinheiro, mas para evitar o descarte desnecessário. Já virou cultura na minha família esse repasse de móveis, por isso eu herdei esses dois nichos de parede, que estavam bem “caídinhos”:

criado nicho_antes

Depois de pensar um pouco sobre o que fazer com eles, minha irmã me disse que queria colocar esses nichos no quarto dela, mas não queria furar a parede pra fixa-los. Foi então que eu tive a ideia de transforma-lós em mesas de cabeceiras.

Eu tinha sobrando em casa, alguns recortes de folha de madeira Curupixá de outro projeto que tinha feito e resolvi utilizar nesse, pra combinar com os outros móveis do quarto.

Como foi feito:

criado nicho_passoa

1. Comecei revestindo a parte de dentro do nicho com a folha de madeira. Passei cola de sapateiro dentro do nicho e na folha de madeira. Esperei uns 15 minutos para a cola dar aderência e colei as folhas.
2. Como eu nunca tinha feito isso antes, a peça ficou com alguns defeitos, então eu tive que usar uma massa de madeira para preencher os cantos. Para dar um acabamento melhor e dar uma disfarçada nos defeitos, eu passei um verniz tingidor na cor mogno.
3. Para os pés do criado, usei sarrafos de pinus 4,5x2cm. Ajustei as oito peças para 32cm de comprimento.
4. Então eu tive que passar o mesmo verniz que usei dentro do nicho, para igualar o tom de madeira.
5. Depois de retocar a pintura na parte de fora, fiz quatro furos simétricos nas laterais dos nichos, dois para cada pezinho.
6. Parafusei os pezinhos na lateral do nicho, da metade pra baixo.

O resultado foi esse:
criado nicho_depois

criado nicho_final1

criado nicho_final2

criado nicho_final

Imagens: Joia de Casa© 2016.

Comments

comments

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *