Como reutilizar tecidos e retalhos na criação de cortinas

Sabe aquelas sobras de tecido que muitas vezes, acabam acumuladas em algum cantinho do seu apartamento? E aquela roupa velha que você não usa mais? Tudo isso pode ser utilizado para deixar a decoração dos ambientes estilosa, personalizada, e de um jeito bem simples: com uma cortina de retalhos!

Com criatividade e trabalho manual isso pode ser possível. Olha só as nossas dicas:

Como fazer uma cortina com tecidos e retalhos

Esse material é feito com o chamado “patchwork”, ou seja, trabalho de retalhos, que consiste em costurar os pedaços de tecidos uns nos outros, criando assim um item único. Isso pode ser feito tanto com tecidos similares – com os mesmos materiais, cores, formatos de estampa etc -, quanto com outros diferentes.

A escolha dos retalhos vai depender principalmente da sua personalidade e do estilo de decoração do ambiente que deseja planejar (seja sala, quarto, cozinha etc).

cortina1

No caso das cortinas, o mais indicado é optar por panos claros e fluidos. Dessa forma você garante que a passagem da iluminação natural para o cômodo seja eficiente e equilibrada, não deixando a área nem muito clara, nem muito escura.

Veja agora um rápido e simples passo a passo para você colocar a mão na massa e reutilizar tecidos como cortina!

– Junte os retalhos (ou compre alguns, caso você não tenha muitos no seu imóvel) e recorte-os em tiras quadradas ou retangulares.

– Para unir os pedaços de tecido, você pode tanto costurar como colá-las usando cola quente. A escolha vai depender da sua preferência, e habilidade manual.

– Para fazer as alças na parte de cima, recorte tiras retangulares e finas e, com um alfinete, marque a posição em que as alças vão ser pregadas. Então, use uma das técnicas de fixação que indicamos no passo anterior para prender também as alças.

– A base para ela pode ser um cano, uma viga circular ou até mesmo um arame. Além disso, se preferir, pode fixar ganchos na parede e pendurar o item neles, em vez de passar a alça pela base.

Decorando com a cortina

O grande charme da cortina de retalhos é que ela conta com um visual muito particular, que foge do padrão – assim como outros itens reutilizáveis, como a madeira de demolição, por exemplo. Portanto, a cortina pode deixar os espaços com uma atmosfera mais alegre ou mais sóbria. Tudo varia conforme sua escolha na hora de criar.

Ela pode ser aplicada em diversos ambientes e locais, mas o mais comum é optar por instalá-la nos quartos e/ou na sala, ambientes que, normalmente, tendem a precisar dela para deixar o espaço mais confortável (abrigada do excesso de luz) e decorado.

cortina2

cortina3

cortina4

cortina5

cortina5a

cortina5b

Além dessa utilidade, o material também pode ser usado em locais menores, como aquele espaço embaixo da pia.

cortina6

cortina7

O segredo para aplicar nesse tipo de decoração de retalhos é levar em conta a harmonia com o restante do ambiente. Se ele for mais sério, você pode investir no visual irreverente e que traga um pouco de contraste. Já se o cômodo for mais alegre e colorido, uma cortina mais discreta ajuda a criar uma sensação de equilíbrio.

Com essas dicas você já viu como é fácil reutilizar tecidos e retalhos para criar uma cortina linda, estilosa e, claro, funcional, não é? Agora é só colocar a mão na massa – ou melhor, na linha e na agulha! -, soltar a criatividade e deixar o seu lar ainda mais aconchegante.

Este post é uma colaboração do Guilherme Not, da Tibério Construtora.

Imagens: Pontos & Linhas | Viva Decora | Vintage Vixon | Absolutely Beautiful Things | Eye For Design | Só Queria Ter Um | Coisas de Vó | Ana Sinhana | Coisas de Andrea.