Escritório Maurício Arruda Design

Até agora, no “Joias por aí” mostramos o que os designers do mundo estão fazendo por aí.
Hoje, com muito orgulho, trazemos um profissional daqui do Brasil mesmo: o Mauricio Arruda. Ele é arquiteto e tem um escritório em São Paulo aonde mantém um departamento de produto, com foco na sustentabilidade e na pesquisa de reutilização de materiais.

Maurício se rotula como “caçambeiro” e confessa levar pra casa ou escritório o que encontra na rua.

“Não sei se a gente quer mais uma cadeira, mais uma poltrona, mais uma luminária. Acho que as pessoas estão cada vez mais interessadas na história que o produto conta.”

Mauricio acredita que o consumidor, que antigamente se preocupava com a durabilidade, estética e o custo de um produto, hoje em dia também está preocupado com o impacto do produto no planeta. E que se uma pessoa mantém um laço afetivo com um produto, ela não vai descartá-lo tão facilmente, o que o torna mais sustentável.

Dentre as criações interessantes de seu escritório, existe o conceito de copyleft, o oposto de copyright (direitos reservados), aonde incentiva os consumidores a copiar e reproduzir seus próprios produtos.

Sobre essa visão surgiram algumas linhas de produtos bem interessantes:

Linha José
Uma linha de móveis feitos de madeira de reflorestamento, aonde as gavetas são caixas de plástico e os pés são parte da estrutura de carrinho de mão.
jose1
J5-Cópia-780x520

Luminária Fluor
Uma luminária feita de lâmpadas fluorescentes tubulares queimadas e estrutura de madeira compensada. A ideia é que o próprio usuário possa coletar as lâmpadas queimadas descartadas incorretamente, para compor a cúpula da sua luminária.
fluor1-780x780

Luminária Casamba
Feita de tacos de madeira descartados e palhinha de assento rasgado de cadeira.

casamba1-780x780

Maurício também participou do quadro “Lar Doce Lar” no programa do Luciano Huck, aonde aplicou soluções sustentáveis como um telhado verde e sistema de reaproveitamento de água da chuva.

Imagens: Maurício Arruda

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *