Estante de caixotes

Eu tinha dois caixotes sem uso em casa e estava pensando em fazer alguma coisa com eles. Imaginei fazer uma estante, mas queria tentar um design um pouco menos comum. Já tinha visto por aí um tipo de móvel que fica apoiado na parede e na frente apenas dois pés dividindo o peso da peça.

Primeiro pensei em usar cabos de vassouras para fazer os pés, mas achei que iria ter pouca área de apoio na parte debaixo, devido à espessura dele. E também porque os cabos de vassoura que eu encontro na rua nunca são retinhos (isso mesmo, porque pra mim não faz sentido comprar um cabo de vassoura pra transforma-lo em outra coisa, prefiro reutilizar o que encontro). Então, como eu já tinha um sarrafo de pinus de 2,5X5cm que iria usar em outro projeto resolvi testar com ele. E deu certo! Os caixotes ficaram firmes e estáveis! Agora vou mostrar um pouquinho de como foi feito.

Os dois caixotes tinham alturas diferentes, mas o comprimento era o mesmo (58 cm). O menor estava sem pintura e o maior estava pintado de verde. Resolvi pintar os dois de branco pra dar um fundo e assim absorver menos da tinta colorida que eu iria aplicar. Eu usei tinta acrílica na cor azul turquesa, mas só deu pra pintar o caixote menor. Para o caixote maior, eu fiz a cor misturando corante azul e amarelo na tinta branca. Por isso deu uma diferença de tonalidade nos caixotes, mas gostei mesmo assim!


A montagem foi simples, porque eu parafusei a estante já em pé, no lugar! Primeiro eu cortei o sarrafo, fazendo duas peças de 1,2m. Depois eu apoiei o fundo do caixote na parede, mas como queria que o caixote debaixo ficasse a 25cm do piso, coloquei uma lata embaixo pra ficar com essa altura. Posicionei o sarrafo de forma que a ponta de cima encostasse na parede e a debaixo ficasse bem apoiado no piso. Então fiz furos nas laterais para parafusar no caixote. Fiz a mesma coisa na lateral do outro lado. O caixote de cima, que é menor na altura (ou profundidade), eu coloquei à 15cm do caixote debaixo. Também coloquei um apoio pra deixar na altura desejada e fiz os furos laterais. Depois parafusei.


Para cortar os pés no ângulo certo eu usei um pedacinho de MDF de 5mm como gabarito, simplesmente colocando o MDF no chão na frente do pé e traçando uma linha perpendicular com o lápis. Desmontei a estante e serrei sobre a linha, com uma serrinha de mão.


Depois, como as peças já estavam com as furações certas foi só montar de novo! E ficou essa belezura aí! Uma estante simples, barata e com “D” de design!



Imagens: Joia de Casa © 2017.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *