Faça Você Mesmo: bandeja rústica com ripas de pallet

A gente já está careca de saber das centenas, quem sabe milhares, de possibilidades para reutilizar um pallet. Quando um pallet é desmontado, essas possibilidades são triplicam! Afinal, são ripas de madeira maciça! Dá pra fazer desde móveis até levantar uma casa!

Eu estou montando um armário, que pretendo mostrar mais pra frente, com dois pallets que desmontei. Para adequar as medidas do meu projeto, eu tive que cortar várias ripas e fiquei com bastante sobra de madeira, como mostra a imagem abaixo.

Não queria desperdiçar esse material todo, por isso resolvi buscar inspiração no Pinterest do que fazer e escolhi dois projetos. O que eu vou mostrar hoje é esta bandeja rústica, muito simples de fazer e de grande utilidade em casa.

Como foi feita:

1- Ajustei as ripas no tamanho que queria, aproveitando o máximo de material disponível. Para essa bandeja, usei 2 peças com 28cm de comprimento e 3 peças de 45cm de comprimento. Depois lixei bem pra tirar a sujeira e as farpas.

2- Alinhei as duas ripas por baixo e posicionei as ripas maiores no sentido contrário.

3- Depois de tudo alinhado, fixei as três ripas maiores nas duas ripas de baixo, usando pregos. (Deu até aproveitar os alguns furos já existentes da época que as ripas eram pallets).

4- Com as ripas já pregadas, preenchi todos os furos pré existentes com massa f12. Esperei secar a massa e lixei.

5- Pra acabamento usei betume bastante diluído na água raz. Deu um efeito envelhecido na madeira, igualou o tom do local aonde tinha massa com o restante da peça e ressaltou os veios originais da madeira. Amei!

6- Fiz dois furos de cada lado, centralizado nas ripas menores para instalação de dois puxadores que serviriam como alça para a bandeja.

7. Virei a bandeja ao contrário e coloquei os parafusos que vieram com os puxadores.

8. Por último, apertei os parafusos para a fixação dos puxadores.

Gostei bastante do acabamento rústico e acho que combinou com a proposta do projeto, mas acho que também ficaria muito bom se pintasse a peça com alguma cor sólida, ou até fazer um efeito pátina colorido. O melhor de tudo é que, com aquela pilha de madeira que iria pra caçamba, consegui fazer um objeto decorativo e funcional! Bora tentar fazer um igual?



Imagens: Joia de Casa © 2017.

Comments

comments