Faça Você Mesmo: Bola de barbante

As bolas de barbante são lindos ornamentos que podem ser combinados à iluminação ou não. Você pode fazer várias bolinhas pequenas e encaixar em cada lâmpada de um cordão de pisca-pisca, por exemplo, ou pode fazer uma grande e pendurar na lâmpada da sala. Pra que ainda não conhece, olha só o que pode ser feito com elas:

bola de barbante1

bola de barbante2

bola de barbante4

bola de barbante5

bola de barbante6

bola de barbante7

É um tipo de decoração romântica, feminina e que você mesmo pode fazer. O processo é bem parecido com aquele a gente mostrou no passo-a-passo da “Luminária de Renda”.

Materiais:

– Barbante.
– Cola branca.
– Bexiga de festa.
– Amido de milho. (OPCIONAL)
– Água morna.
– Vaselina.
– Um pote de conserva vazio (pode ser de vidro ou de plástico).

Observação: Muita meleca envolvida! Use luvas!

Instruções:

Encha a bexiga no tamanho que você deseja que sua bola fique. Não encha totalmente a bexiga, pra manter o formato redondo da bola.

Se você desejar colocar uma lâmpada dentro da sua bola de barbante, desenhe um círculo no topo de cada bexiga, grande o suficiente para acomodar o soquete e a lâmpada. Esse círculo vai ser o limite na hora de enrolar o barbante na bexiga. Se você for usar um cordão de luzinhas de natal, pode pular esse passo.

Enrole um barbante na ponta da bexiga e pendure no teto. Passe vaselina na bexiga.

bola de barbanteA

Faça a seguinte mistura: 4 xícaras de cola branca, ½ xícara de amido de milho e ¼ xícara de água morna. Misture bem, até sumirem as bolhas.

Faça um furo no centro da tampa do seu pote, o suficiente pra passar o barbante. Acomode o barbante dentro do pote e passe a ponta dentro furo. Despeje a mistura de cola dentro do pote com o barbante dentro.

Agora é só ir puxando o barbante dentro do pote e ir enrolando na bexiga. Enrole no sentido vertical e depois no horizontal até cobrir bem a bexiga.

6a012876eb143a970c0168e6ed9bd6970c

Deixe secar totalmente a cola (cerca de 24 horas) e estoure a bexiga.

bola de barbanteC

DICA: Pra fazer uma luminária grande, use aquelas bolas infláveis ao invés de bexiga.
Faça bolas de diferentes tamanhos e cores de barbantes e pendure no ambiente que desejar. O efeito é incrível!

bola de barbante8

Imagens: Made By Girl | Pocket Full of Dreams | The Home School Village | Splash Of Something | Hobart And Haven | Merry Brides | The Land of Nod | Find Sac.

Comments

comments

18 comentários

  • Célia Gama

    Fiz 25 bolas para o casamento da minha amiga. Ficaram lindas e não usei nem óleo e nem vaselina, usei bolas e não bexigas. Show de bola s

  • Olá! Eu vou fazer algumas bolas de barbante para o meu casamento, e gostaria de saber quanto tempo antes posso começar a fazer? Já que algumas pessoas me disseram que elas podem ficar mole e perder o formato.
    Desde já, obrigada!

    • Oi Suânia! Acredito que o que faz ficar mole e perder o formato é quantidade cola e voltas de barbante. Quanto mais voltas você der, mais firme vai ficar. Tem que esperar secar totalmente antes de estourar o balão também. Eu testaria com antecedência e não deixaria pra última hora…
      Beijos e bom casamento!

  • Lurdes Zimmermann

    Tem alguma marca de balão ou bexiga expecifica?? Pq os balões estao estourando, rasgando depois de algum tempo q termino o processo e n estou enchendo totalmente, n deveria estar acontecendo…., estou quase desistindo, só to gastando material e tempo e n da certo!!😔😔

    • Olá Lurdes! Não conheço nenhuma marca específica de bexiga. Acho que essa que você está usando deve ser muito fina! Talvez você deva tentar com um material de melhor qualidade. Que pena que você gastou dinheiro e tempo e ainda não deu certo!
      Boa sorte! Beijos!

    • Experimente balões da marca São Roque. São profissionais e muito resistentes.

  • Rosemeire da Silva

    Estou tentado fazer e não dá certo porque o ao dependurar passa poucas horas, o barbante muito chá junto com a bexiga. Às vezes, penso que a bexiga esvaziou, mas, perto muito material. Estou usando a bexiga número 5 e não estou enchendo totalmente.
    Gostaria de saber se tem algum machete para que não Miúcha. Obrigada.

    • Oi Rosemeire! Estranho sua bexiga esvaziar depois de algumas horas! Talvez elas estejam furadas! Ou talvez você não esteja usando barbante o suficiente, pois quanto mais voltas você der, mais firme sua bola irá ficar. Depois que a cola secar você tem que estourar a bexiga e puxar com cuidado de dentro da bola. Boa sorte! Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *