Faça Você Mesmo: faqueiro magnético

A cozinha é lugar da casa que a gente mais bagunça, principalmente na hora de cozinhar. Por isso manter os utensílios organizados é imprescindível! Pendurar na parede os utensílios que você mais usa na hora de cozinhar é uma maneira de otimizar a atividade.

Essas barras magnéticas para pendurar facas são bem práticas, mas o preço pode ser bem salgado (já vi por mais de cem reais!). Por isso decidi fazer meu próprio faqueiro magnético, usando uma tábua de madeira e imãs redondos (desses de pendurar fotos no mural). E funcionou! Bora fazer?

Materiais:

– Uma tábua de madeira (tábua de carne).
– Imãs de 20mm de diâmetro.
– Furadeira.
– Broca de 20mm para madeira.
– Super cola.

Como fazer:
faqueiro_passos
1. Posicione as facas sobre a tábua, distribuindo-as simetricamente.
2. Com um lápis, faça o contorno em volta de cada faca. Depois retire as facas.
3. Distribua os imãs sobre o contorno em lápis que ficou na tábua. Lembre-se que quanto mais imãs, mais seguras suas facas ficarão.
4. Faça o contorno com o lápis em volta dos imãs e os retire de cima da tábua.
5. Agora é hora de furar! Posicione a broca sobre a marcação de cada imã e fure.
6. A profundidade do furo vai depender da espessura do imã. Esses furos ficaram entre 4 e 5mm de profundidade, o suficiente para que os imãs fiquem encaixados dentro da tábua. Se necessário, passe uma lixa nos furos para dar acabamento.
7. Coloque um pingo de super cola no furo e encaixe o imã no furo. Se o furo estiver muito justo, você pode usar um martelo para forçar o encaixe. Preste atenção para colar o imã com o lado imantado virado para cima!
8. Depois de todos os imãs encaixados, passe borracha nas marcas de lápis e pendure o faqueiro no local desejado!

Como eu não queria furar os azulejos da cozinha para pendurar o faqueiro, eu fiz um furo na outra ponta da tábua para conseguir pendurar com ganchinhos na barra de utensílios que já tinha.
faqueiro_final1
faqueiro_final2

Imagens: Joia de Casa© 2015.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *