Faça Você Mesmo: Horta suspensa

Quando o assunto é horta, sempre faz o maior sucesso aqui no blog. Basta uma busca rápida que vocês encontrarão ideias de hortas na cozinha, como fazer hortas com garrafas PET e até mesmo um passo a passo de horta vertical com pallet. Então, já que vocês gostam do assunto, desta vez iremos mostrar como fazer uma horta suspensa e super prática, preparados?

Materiais:

1 peça de madeira medindo 150 x 20 cm (ou 1 pç medindo 120 x 20 cm e 2 pçs medindo 15 x 20 cm)
3 polias
Corda de 7mm (o comprimento total pode variar)
1 gancho de parede
Vasos
Serra tico-tico
Furadeira e parafusadeira
Parafusos (para fixação em madeira e com bucha para fixação em parede)

* Vamos mostrar este projeto como inspiração para vocês, assim como os materiais, mas sempre podemos ser criativos e transformar o projeto com nossas próprias ideias. Sugerimos usar sobras de madeira, embalagens sem uso no lugar dos vasos, cores e o que mais a criatividade mandar.

Como fazer:
Neste projeto, o autor cortou a régua de 150 x 20 cm em três partes, conforme descrito nos materiais. Inclusive, as peças menores foram cortadas em formato triangular, conforme vocês podem ver na segunda imagem abaixo.

Na régua maior serão feitos os furos para os vasos, o diâmetro e a quantidade de furos podem variar de acordo com seus vasos, neste foram feitos seis furos com 12 cm de diâmetro e a mesma distância entre eles. Depois faça três furos nas peças triangulares, dois para fixação na peça principal e um para passar a corda (este furo com 2 mm maior que o diâmetro da corda).

Para fixar as polias no teto, primeiro faça as marcações, o espaço entre elas deve ser o mesmo do comprimento da prateleira, neste caso 120 cm. De um lado será fixado apenas uma roldana e do outro, por onde a corda será puxada para cima, duas roldanas bem próximas uma da outra (ver imagem abaixo).

Passe a corda pelo furo superior da peça triangular a esquerda e dê um nó. Passe a corda pela polia também a esquerda e depois pela primeira polia a direita. Puxe a corda para o chão. Pegue outra parte de corda e passe pelo furo superior da peça triangular a direita e dê um nó, depois pela segunda polia a direita (na parte de trás). Verifique se a corda está correndo livre nas roldanas, puxe as duas extremidades da corda e junte-as com um nó a direita da prateleira.

Faça dois ou três nós, a localização dos nós irá variar de acordo com altura para aumentar e diminuir a prateleira. Pra quem já instalou varal de teto, o esquema é bem parecido.
O gancho será fixo na parede e usado para segurar a horta por um dos nós quando baixar ou subir a prateleira (ver segunda imagem abaixo). Com a prateleira suspensa, pode colocar os vasos já com as ervas plantadas.

Pra quem tem espaço em casa e um janelão desses, o projeto ficará ainda mais lindo. Mas a ideia também pode ser adaptada para pequenos espaços.

Vocês gostaram? Conta pra gente aqui nos comentários!

Imagens: diy-enthusiasts.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *