FVM: Letras decorativas de (falso) metal

Já ensinamos AQUI como fazer letras decorativas com papelão, desta vez ensinaremos a fazer letras com metal…#sqn 😛
O efeito causado pela pintura engana bastante, fica muito parecido com metal, mas no fundo é papelão mesmo! Olha só:

O ideal é vocês imprimirem as letras que irão reproduzir, assim todas ficarão no mesmo padrão, mas para quem tem habilidade pode desenhar direto no papelão. Com os gabaritos prontos, cole-os sobre o papelão e recorte em volta usando um estilete. Depois será necessário cortar tiras do mesmo papelão para dar o efeito 3D nas letras (a largura das tiras pode variar de acordo com a aparência que você deseja, acredito que de 5 a 7cm é suficiente).

Use cola branca ou cola quente para colar as tiras em torno das letras e fita crepe para fixar nas emendas, assim não há risco de soltar.

Com as letras prontas, o próximo passo é cobri-las com jornal. Nesta etapa não tem segredo, rasgue pedaços de jornal e cole sobre as letras usando cola branca.
Deixe secar bem, de preferência de um dia para outro, antes de partir para a etapa de aplicação da tinta.

Na etapa da pintura, vale reforçar que este projeto é de um blog gringo, assim como os materiais utilizados. Por isso, pode ser que os materiais encontrados aqui não reflitam exatamente o mesmo resultado. Abaixo vou linkar nos materiais o produto gringo utilizado, assim ajudará a procurar o mais parecido por aqui 😉

A primeira etapa no processo da pintura é aplicar uma demão de primer branco. Depois uma demão de tinta spray metálica bronze.
Para dar o efeito galvanizado na pintura, a autora do projeto usou um material inusitado: açafrão. Isso mesmo, aquele pó amarelado usado normalmente na cozinha. Foi uma tentativa para chegar no efeito galvanizado, e deu certo!
Com a tinta ainda molhada, polvilhe açafrão de leve sobre as peças e use um pincel para esfregar o pó na tinta e criar manchas alaranjadas imitando ferrugem.

Para finalizar e tirar um pouco do brilho da tinta metalizada, a autora passou uma demão de cera (escovando levemente) sobre as peças. E ainda uma ultima borrifada leve de tinta bronze.

Dica: Faça antes uma peça teste. Siga o passo a passo, mas também sua intuição, pode ser que você encontre novas alternativas ou soluções para criar o efeito de metal galvanizado.

Abaixo o resultado final! O que vocês acharam? Conta pra gente aqui nos comentários.

Imagens e projeto via Grillo-Designs.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *