Golborne: linha de produtos a partir de embalagens de leite

O reuso de embalagens para a organização da casa não é novidade por aqui, porém duas organizações se unir pra criar uma linha de produtos que unem o design à supraciclagem.

A Goldfinger Factory é um empreendimento de design social em Londres que oferece a criativos e criadores desprivilegiados a oportunidade de melhorar suas habilidades. A Arup, outra parte do projeto, é uma empresa de construção e engenharia criada em 1946 por um filósofo e um engenheiro e é hoje conhecida por parcerias com grandes arquitetos. Juntas, as empresas criaram uma gama de organizadores de mesa de diferentes tamanhos e capacidades. Por mais que soe com uma primária reutilização de recicláveis, esse é um projeto de gente grande, com uma forte causa social.

Os materiais são uma combinação de resíduos: embalagem de leite de polietileno moldado e sobras de madeiras de reformas de interiores. Mas a estética do resultado final é tão importante quando a natureza sustentável da iniciativa.

As embalagens de leite são recolhidas de dentro do escritório central da Arup e a madeira é recuperada das oficinas da Goldfinger Factory, resultando em recipientes seguros para alimentos e objetos. As garrafas de leite são cortadas na sede da Arup e as tampas usinadas em uma máquina CNC por artesãos e estagiários na fábrica da Goldfinger, criando empregos e oportunidades de treinamento e ainda evitando que materiais acabem em aterros sanitários.

“Não podemos presumir que as pessoas irão comprar os produtos com base na sua sustentabilidade. A aparência, o design e a história por trás disso devem se agregar”, diz Marie Cudennec, co-fundadora da Goldfinger Factory. “A linha GOLBORNE oferece uma abordagem sustentável para a fabricação de produtos funcionais e belos, que usam o lixo como um recurso de mínimo impacto, ao mesmo tempo em que fornecem às pessoas menos favorecidas o conhecimento de viver da reciclagem no futuro.”

“Como todos os designers, estamos em uma posição privilegiada para influenciar as pessoas e os produtos que eles usam em suas vidas cotidianas”, acrescenta Stephen Philips, líder da equipe de design de produtos da Arup. “É uma responsabilidade pesada fazer o melhor trabalho possível para as gerações atuais e futuras, pois nosso trabalho deixa um legado significativo para a sociedade.”

O projeto faz parte da ambição do The Crown Estate para eliminar resíduos do centro de Londres até 2030.

Imagens:The Goldfinger Factory.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *