Joia de Casa na Virada Sustentável 2015

Quem nos acompanha nas redes sociais já conferiu um pouquinho como foi nossa primeira participação na Virada Sustentável. O evento, que desde 2011 acontece todos os anos em São Paulo, é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade. A missão da virada é conscientizar e educar as pessoas a partir de uma abordagem lúdica e positiva sobre sustentabilidade, inspirando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal.

Nossa participação foi através de 3 oficinas de ecobags reutilizando camisetas velhas. A ideia do tema surgiu de um post ‘faça você mesmo’ sobre ecobags que publicamos no início do ano aqui blog (confira AQUI). Para a virada, fizemos algumas melhorias e batizamos os modelos de ‘Amarradinha’, ‘Basiquinha’ e ‘Furadinha’. As camisetas usadas adquirimos em bazares beneficentes e de doações de amigos, mas foram limpas para serem usadas nas oficinas. E, acredite, mesmo aquelas com furos ou manchas, viraram lindas bolsas.

modelos ecobags

Foi gratificante ver as pessoas empolgadas e surpresas com o resultado de transformar uma camiseta velha, que seria descartada, em uma bolsa que pode ser usada para ir ao supermercado, na escola ou no dia a dia. Para nossa alegria, muitas crianças pediram para participar e, com supervisão das mamães, até costuraram. Os meninos também não tiveram medo da linha e da agulha e capricharam nas suas ecobags, além das pessoas talentosas que customizaram suas bolsas ali mesmo, com os retalhos das camisetas.

oficina ecobags_1

E todos saíram felizes com suas ecobags, muitos já utilizando a bolsa para guardar o que levou para o parque!!!
oficina ecobags_2

Para criar um espaço legal do Joia de Casa na virada, tivemos a preocupação em fazer tudo supraciclado, desde o móvel onde ficaram as camisetas até o cartão de visita. Fizemos 2 oficinas no sábado, no parque do Ibirapuera, e 1 no domingo, no parque Villa Lobos, e em ambas o espaço disponível eram tendas com pranchões. Nós levamos um móvel feito com ripas de pallets e caixotes de feira, mancebos feitos com cabos de vassouras e um letreiro feito com caixa de papelão. Os moldes dos cortes das camisetas, os cartões de visita e os kits de costura (esses foram brindes para quem participou) foram feitos de papelão também, reutilizando caixas que pegamos em supermercados.

A ótima notícia, para alegria geral, é que vai ter passo a passo do móvel e do letreiro, fotografamos t-u-d-i-n-h-o pra dividir com vocês todos os detalhes, em breve. Por enquanto, confiram como ficou lindo nosso espaço (cheio de amor envolvido). <3 IMG_6632IMG_6631IMG_6753oficina VS_detalhes

E aí, gostaram?
Obrigada a todos que compareceram ou participaram de alguma forma. Até antes do evento, colaborando com as camisetas, dicas ou pensamento positivo. Gostamos tanto dessa história de oficina que as cabeças estão fervendo de ideias para novos trabalhos, e sempre pensando na reutilização de materiais!

Valeu, Virada Sustentável.

Informações e imagens: Virada Sustentável | Joia de Casa © 2015.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *