Mesinha com tambor de lavadora e cabos de vassouras

Já passaram por aqui algumas ideias com reuso de tambor de lavadora, entre elas projetos autorais, como o puff e a adega. Novamente resgatei o tambor num ferro velho, para transformá-lo desta vez numa mesinha. Também reutilizei cabos de vassouras, um item que é facilmente encontrado no lixo e que já mostramos diversas vezes como podem ser reutilizados como pés. Confira abaixo o processo de transformação do tambor em mesinha e bora colocar a mão na massa você também!

Tambor:
Antes de iniciar a pintura, foi necessário lavar bem a peça com água e sabão. Com a peça limpa e seca, passei tinta spray branca em todo tambor. Dessa vez decidi passar apenas uma demão na parte interna do tambor, já na parte externa passei três demãos (usei tinta spray amarelo canário da Colorgin), dando retoques em alguns pontos depois de finalizado.

passo a passo_tambor

Pés:
Para fazer os pés eu utilizei cabos de vassouras, cortando quatro pedaços de 30cm cada. Posicionei os cabos sobre o tambor e, fazendo uso dos furos existentes, marquei a posição dos furos para os parafusos.
Para que a mesa ficasse firme, decidi fixar os pés em dois pontos cada um. Depois foi só fazer os furos em cada pé e fixá-los com parafusos, arruelas e porcas (faltou cortar uma parte do parafuso, para que não sobre muito do lado de dentro do tambor).

Não esqueçam de lixar os pés depois de cortados e passar ao menos uma demão de verniz em cada um deles.

passo a passo_pés

Tampo:
O tampo, a princípio, seria liso, mas resolvi arriscar uma estampa chevron (primeira vez que eu fiz, então não saiu perfeita hehe). Usei um tampo de MDF cru 15mm, passei uma demão de base para artesanato e depois tinta látex PVA cinza claro (misturando branco com preto). Só depois de fazer isso que resolvi fazer a estampa, e achei que ficaria melhor com o branco predominando, por isso nas imagens abaixo vocês veem eu cobrindo o cinza de branco.

Para fazer a estampa eu fiz um molde (usando dicas de vários tutorias que achei no Google), risquei no tampo, fiz uma máscara com fita crepe e depois apliquei a tinta. Foram necessárias quatro demãos de tinta látex PVA branca para cobrir bem a base cinza. Com a tinta bem seca, retirei a fita crepe e apliquei uma demão de verniz.

*Para fazer o tampo, eu comprei um pedaço de MDF cru de 50 x 50cm e depois cortei um círculo de 47cm de diâmetro usando a tico tico.

passo a passo_tampo

Juntando o tambor + pés + tampo ficou assim:

mesa tambor_final 01

Essa mesinha pode ser usada de várias maneiras: mesa de centro, mesa lateral, criado mudo ou do jeito que você preferir. Assim como o puff que citamos no início deste post, o tampo da mesa é removível, então o tambor também funciona como baú.
Olha só que mesinha mais charmosa:

mesa tambor_final 03

mesa tambor_final 06

mesa tambor_final 05

Imagens: Joia de Casa © 2017.