Madeira de demolição: um ótimo material para decorar o lar

São muitos os itens e materiais que podem ser aproveitados na decoração – inclusive aqueles usados na construção, por exemplo. E dentre todas essas opções, uma que se destaca é a utilização da madeira de demolição para criar peças decorativas que compõem o design do ambiente de forma sutil e eficiente.

Para você incorporar esse estilo na decoração do seu lar, separamos algumas dicas de objetos que são praticamente uma obra de arte. Confira!

demolição_01

A madeira de demolição na decoração

É importante ressaltar que a madeira de demolição não é apenas uma madeira comum. Ela é justamente aquele material que conserva algumas características de quando fora utilizado no passado, apresentando um aspecto mais velho, com resquícios de riscos, pintura e, em alguns casos, até pregos.

Essa reutilização, além de gerar um visual único, também é ecologicamente correta, já que reduz a necessidade de produzir madeira nova. E o visual “gasto” é justamente a fonte de todo o charme do material, pois confere um ar rústico e aconchegante ao ambiente.

demolição_02

Quando utilizada de forma discreta, em pequenos artigos decorativos, por exemplo, a madeira de demolição traz um ar natural que combina com os mais diversos estilos, do romântico ao moderno. Ou seja, é um material versátil que cai bem em vários espaços!

demolição_03

demolição_04

No entanto, como esse é um material mais velho e reutilizado, ele demanda alguns cuidados com relação à manutenção. Alguns deles são:
– garantir que ele tenha recebido uma camada de verniz;
– não possuir farpas (ou outras imperfeições que possam representar perigo);
– não expor a madeira de demolição aos raios de sol (pois isso pode reduzir sua vida útil).

5 itens decorativos feitos com madeira de demolição

Além de ser utilizado na construção de empreendimentos e em móveis, a madeira de demolição também pode ser usada na confecção de acessórios menores. É possível incorporar no design dos ambientes de forma mais discreta, minimalista e que, por isso, combinam com diversos estilos de decoração ao agregar um toque rústico ao cômodo. Veja algumas dicas!

Moldura para quadros e espelhos: uma maneira simples e bastante efetiva de imprimir um visual rústico aproveitando a madeira de demolição na decoração do lar é por meio de quadros e espelhos que envolvem esse material na moldura. Seja em itens pequenos ou em grandes obras, essa sugestão agrega ainda mais beleza ao seu imóvel.

demolição_05

demolição_06

Suporte para jardim vertical: especialmente útil para trazer um pouco de natureza aos imóveis que não possuem um quintal, o jardim vertical é uma grande tendência de decoração. E ele pode ficar ainda mais atraente quando se utiliza a madeira de demolição como suporte para vasos e até mesmo para as próprias plantas.
E vale tanto deixar a madeira com seu aspecto natural quanto alterar o acabamento (pintando, por exemplo); opte pelo que combinar melhor com o visual do restante do ambiente.

demolição_07

Painéis: sua sala de estar está sem graça, com uma composição monótona? Talvez o toque que esteja faltando a ela seja um painel de madeira. Você pode optar por um modelo mais tradicional, com o aspecto natural da madeira envelhecida, ou então escolher um painel decorado – existem diversos modelos, com pinturas, formatos diferentes e acabamentos especiais.

demolição_08

Penduradores: uma forma de deixar o lar mais aconchegante e organizado é decorar a entrada ou mesmo a cozinha com um pendurador – de casacos, chaves, acessórios domésticos etc. Essa é uma maneira simples de trazer a madeira de demolição para o ambiente, especialmente para quem ainda está experimentando a ideia de trazer esse tipo de item para o imóvel.

demolição_09

Banco: que tal um banquinho simples mas cheio de charme para enfeitar a sala ou o quarto? Mesmo um modelo pequeno e discreto já ajuda a incorporar um estilo rústico e pode ser um interessante ponto de contraste em um ambiente com ar mais moderno, por exemplo.

demolição_010

Viu só como, mesmo com objetos simples, é fácil trazer o charme e aconchego da madeira de demolição para dentro do seu lar? Investindo nessa tendência, o seu imóvel ganhará uma decoração original que pode combinar de forma harmoniosa o rústico com o restante do design dos ambientes.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not, da Tibério Construtora de São Paulo.

Imagens: madeiradedemolicao | ateliedospisos | casaejardim | falkartedecoracao | minhacasaminhacara | decoracaoeprojetos | elo7 | imovelweb | elo7 | ideastore.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *