Mini jardim com sobras de feltro

Além de linda, essa ideia é ótima para quem trabalha com feltro (ou conhece alguém que trabalha ou faz algum tipo de artesanato). Isso porque sempre sobra material, muitas vezes descartado, e é justamente com essa sobra que você pode fazer um mini jardim de suculentas. <3

A ideia é da blogueira Claire, que comanda o Pillar Box Blue, ela se inspirou num jardim de suculentas feito com papel. Você irá precisar de poucos materiais e o projeto não exige muita habilidade, então todo mundo pode fazer. Além das sobras de feltro, Claire também reutilizou uma lata que era embalagem de biscoito e um pedaço de cortiça no mesmo diâmetro interno da lata (ver imagem abaixo).

O primeiro modelo de suculenta foi feito com tiras longas de feltro de 5mm. Usando cola de tecido, cole um lado da tira de feltro e enrole-a em volta do fio de metal (daquele usado para fazer arranjos em floriculturas). Sobreponha o feltro conforme você enrola ele no fio. Faça vários e com alturas distintas, neste projeto ficaram entre 6 e 9 cm de comprimento.

Na primeira e segunda ideia abaixo, bastou enrolar tiras de feltro em espirais, os verdes num formato parecido com cones, e os vermelhos em espirais planos apertados (use um pouco de cola de tecido no final para evitar que o espiral se desfaça). Você provavelmente terá que usar um alfinete para manter a espiral em forma enquanto a cola seca. Faça 12 dessas espirais vermelhas, cinco grandes e cinco pequenas. Use cola quente para colar um no outro.

Na última ideia da imagem abaixo foi usada uma tira de feltro um pouco mais grossa e feita em forma de cúpula.

Corte cerca de 20 x 7cm de feltro, aumentando para cerca de 11cm na outra extremidade. Em seguida, corte tiras em forma de folha em zig-zag e enrole-a. Finalize com um pouco de cola de tecido ou cola quente e adicione um bastão de arame à base.

Dobre uma tira de feltro com cerca de 20 x 8cm, corte fendas no feltro com uma distância de 5 a 7mm (não corte até o final). Use cola quente para colar uma haste de arame na borda e, em seguida, enrole e prenda também com cola quente.

Recorte 6 grandes e 6 pequenas pétalas de feltro. Cole as pequenas sobrepondo-as ligeiramente e fazendo uma volta, repita com as grandes. Depois cole a pequena pétala no centro da grande pétala redonda. Não esqueça de colar uma haste de arame na base.

Com todas as “plantas” prontas, perfure a cortiça com as hastes de arame e depois arrume as suculentas de feltro para encaixar todas na placa de cortiça.
Para disfarçar que a lata um dia foi embalagem de biscoitos, pinte com tinta spray na cor da sua preferência. Mas lembrando que você pode adaptar este projeto a outras embalagens, a um vaso, etc. Por último, encaixe a cortiça na lata e está pronto o mini jardim! Claire ainda deu um toque especial ao jardim dela com reutilizando sobra de jeans para contornar a lata.

Com esse jardim, o único cuidado necessário é para que não acumule pó, ótimo para quem não consegue de jeito nenhum cuidar de plantas! 😉

Imagens: Pillar Box Blue.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *