MusicCloth®: um tecido feito com fitas cassete

MusicCloth® é criação da artista Jessica Chuan Yi Xin (também fundadora da Rehyphen), de Cingapura, e consiste num tecido feito à mão com reuso de fitas cassete. A ideia surgiu quando a artista se viu diante de um estoque de fitas cassete esquecidas em seu quarto. Ela então fez um brainstorming para reutilizar o material em vez de contribuir para o crescente problema do lixo eletrônico, e após nove meses de pesquisa e algumas experimentações foi criado o MusicCloth®.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 45 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas em 2016, um aumento de 8% em relação aos dois anos anteriores. Como defensora do meio ambiente, Chuan criou o MusicCloth® para aumentar a conscientização sobre a reciclagem e o problema global do lixo eletrônico.

Chuan tece o tecido à mão em um processo simples, porém trabalhoso. O resultado é um material maleável usado para criar sacolas, arte, carteiras, cadernos e até vestidos. Chuan e sua equipe na Rehyphen também se expandiram para oferecer workshops através da plataforma ‘experiências’ da Airbnb e ensinar aos visitantes em Cingapura como tecer o MusicCloth®. Chuan passou a receber doações de fitas de pessoas ao redor do mundo e seu têxtil se tornou reconhecido também mundialmente.

“Esperamos encorajar as pessoas a ver o desperdício com novas perspectivas e ficar curiosas sobre como as coisas são feitas”, disse Chuan. “Jogamos coisas fora porque estão quebradas, não são mais úteis ou perderam o charme. Nós, no entanto, elevamos os objetos do cotidiano para uma obra de arte, e mostramos que a arte de andar de bicicleta não é um movimento de ambiente, mas é um lembrete de que observar o outro lado da existência é a essência da arte”, completa a artista.

Imagens: rehyphen | inhabitat.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *