[Parte 2] Sala de tv: cabideiro retrátil

Esse é mais um projeto detalhado que a gente usou na sala de Tv da mãe da Ari. Nós montamos o layout juntas e assim que a gente definiu a posição do sofá resolvemos criar uma peça que trouxesse uma maior funcionalidade no espaço atrás do sofá. Como é um lugar de muita festa era necessário um espaço para acomodar as bolsas dos convidados. Então resolvi montar esse cabideiro retrátil que é mais uma versão inspirada no “piano rack” do designer Patrick Sehá. A primeira versão foi feita com tacos palitos que a gente mostrou nesse post aqui. Essa versão eu quis fazer maior e logo veio a ideia de usar cabos de vassoura no lugar das ripas de madeiras.

Como foi feito

cabideiro cabos_passos

1- Cortei 24 pedaços de cabos na medida de 36 cm e fiz acabamento de 45° em uma das extremidades. Esses pedaços serão os ganchos do cabideiro.
2- Separei 9 cabos de vassoura inteiros e fiz furos de 4mm a cada 32cm.
3- Fiz os mesmos furos de 4mm nos pedaços de cabos de 36cm, também a 32cm extremidade.
4- Lixei bem todas as peças e pintei com tinta esmalte sintético a base de água na cor amarela.
5- Para montar, usei uma barra roscada de 3mm para unir as peças e fui alternando entre um cabo inteiro e outro de 36cm. Depois coloquei uma arruela e uma porca nas extremidades da barra para prender tudo no lugar.
6- Virei o conjunto do lado contrário e parafusei uma ripa inteira para travar a abertura dos ganchos e permitir o cabideiro ficasse afastado da parede.

Para fixar na parede, fixamos dois pitões (aqueles ganchos fechados) na ripa detrás e colocamos dois parafusos na parede pra encaixar nos pitões.

A ideia era ter um painel ripado na parede como um objeto decorativo, mas que pudesse ser funcional assim que puxar os ganchos conforme a necessidade. Os de cima servem para bolsas, os outros para casacos e sacolas menores. Ainda é possível puxar vários ganchos no mesmo “andar” pra formar uma prateleira inclinada, para guardar revistas, clutchs sem alças e etc.

cabideiro cabo de vassoura1

cabideiro cabo de vassoura2

Imagens: Joia de Casa © 2016.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *