Porta chaves com amostras de MDF

Mês passado falamos aqui no blog sobre o uso das amostras de MDF e como elas são descartadas quando os padrões saem de linha, depois ensinamos a reutilizá-las para fazer um charmoso suporte para plantas. Como eu também trabalho com móveis sob medidas, vejo frequentemente o descarte dessas amostras de perto. E, óbvio, levo tudo pra casa! Por isso, testando ideias para reutilizar esses pedacinhos de MDF, fiz um porta chaves que ensino para vocês a seguir.

MATERIAIS:

-03 amostras de MDF
– lápis/régua
– serra tico tico
– furadeira e parafusadeira
– parafusos
– 03 ganchos pequenos para chaves

porta chaves_antes

COMO FAZER:
Primeiro risquei no MDF a forma do hexágono, depois cortei com uma serra tico tico (passos 1 e 2). Com as peças cortadas, lixei as bordas e os cantos para melhor acabamento (passo 3).

Com as peças prontas, eu cortei um pedaço de MDF (também reutilizando uma amostra, só que maior) numa largura que abrangesse os três hexágonos (passo 4). Fixei por trás nas extremidades e no centro, conectando as três peças frontais. Nesta etapa, cuidado com a furação e a altura do parafuso para não ultrapassar a espessura do MDF, que pode variar de acordo com a amostra ou sobra de madeira que você irá reutilizar. Também usei um pouco de cola de madeira para entre um hexágono e outro.

Por último, marquei a posição dos ganchos, furei e depois fixei cada um deles (passos 5 e 6). Para pendurar na parede, usei dois suportes de pendurar quadros, um em cada extremidade do MDF posterior.

porta chaves_passo a passo

Uma ideia simples e fácil de fazer, não? Você pode brincar com os padrões das madeiras e com o sentido dos veios, e tudo isso evitando o descarte do material. Fazendo o recorte do hexágono nas amostras de MDF você ainda pode usar como porta copos ou até mesmo montar um painel decorativo. Use a criatividade!
Nosso porta chaves ficou assim:

porta chaves_final 01

porta chaves_final 02

Imagens: Joia de Casa © 2017.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *