Porta livros com carretel

Um tempo atrás, postei AQUI essa mesa e banco que fiz com um carretel de madeira. A peça foi usada por um tempo, mais como mesinha lateral do que como banco, mas aí troquei ela de lugar e percebi que desde então estava sendo pouco utilizada. Então, porque não reutilizar novamente?
Desenrolei todo fio de malha e desmontei o carretel. Guardei as ripas da estrutura central para um projeto futuro e, para o projeto novo, somei aos dois tampos redondos de MDF três pedaços de cabos de vassoura.

Usando furadeira e uma broca chata de 22mm, em um dos tampos eu fiz três furos equidistantes a 2,5cm, aproximadamente, da borda. No outro tampo eu não fiz furos, apenas rebaixos com aproximadamente 0,5cm de profundidade. O importante neste etapa é que os furos e rebaixos fiquem na mesma posição em ambos os tampos.

Por último, pintei o tampo que serviu de base com tinta spray azul escuro. A cor é opcional, eu escolhi fazer um degradê de azul para aproveitar o tampo que já estava pintado de azul mais claro.

Cortei três pedaços de cabos de vassoura medindo 45cm cada um (procure deixa-los exatamente com a mesma medida). Lixei, passei uma demão de tinta branca e depois uma demão de tinta azul. Antes de pintar, ainda desgastei um pouco um dos lados do cabo de vassoura (segunda foto na imagem abaixo), foi necessário para o cabo entrar com mais facilidade no furo.
Aí vocês vão falar que eu poderia já ter feito o furo maior, mas preferi não arriscar, pois o diâmetro de um cabo de vassoura para outro, pode variar.

Depois de testar os cabos nos furos, verificar o nível da mesa e ver que estava tudo certo, eu apliquei cola branca nos rebaixos feitos em um dos tampos para que os cabos de vassouras ficassem firmes, já que estruturam a mesinha e suportam o peso dos livros. Eu usei três cabos na estrutura, mas também pode ser feito com quatro, inclusive se vocês quiserem usar a peça como banco, recomendo que seja feito um quarto furo mesmo.

A peça continua servindo como mesinha lateral, mas desta vez com espaço para os livros, pronta para decorar o cantinho da leitura! Confiram e contem pra gente nos comentários o que acharam 😉

Imagens: Joia de Casa © 2017.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *