Pure Gold – Upcycled! Upgraded!

No final do ano passado inaugurou na Alemanha uma exposição itinerante chamada Pure Gold – Upcycled! Upgraded! que apresentará 76 trabalhos de 53 designers de 7 regiões do mundo em 20 locais ao longo de 10 anos. A missão é abordar através da exposição, workshops e conferências a questão da industrialização global e os níveis cada vez maiores de consumo, tornando urgente o ciclismo. Além da exposição física e material, está disponível também a plataforma virtual como espaço de diálogo, discussão e armazenamento de conhecimento.

Lixo volumoso, desperdício, materiais baratos: ouro puro (daí o nome da exposição). A mostra não oferece maneiras de reduzir a quantidade de resíduos ou emite alertas para produtores e consumidores sobre a reciclagem. Em vez disso, a ideia é apresentar abordagens para o uso do lixo, com o objetivo de criar produtos valiosos.

A curadoria da ifa reuniu uma variedade de perspectivas sobre o tema através de objetos, entre os designers estão dois basileiros: Domingos Tótora e Bruno Jahara. O primeiro mostrou seu banco feito de pasta de celulose enformada, e o segundo, sua montagem com resíduos plásticos industrializados (imagens abaixo).

É interessante saber da existência deste tipo de trabalho e, ainda mais, compartilhar. Isso mostra como a supraciclagem vem ganhando espaço no mundo inteiro e com diferentes abordagens para processar materiais descartados e criar produtos com grande valor agregado. A Pure Gold busca despertar a consciência para técnicas de produção alternativas, e ao mesmo tempo revelar o que tem sido feito neste sentido ao redor do mundo. Confira abaixo fotos da primeira exposição, no Museu de Artes e Ofícios em Hamburgo, Alemanha.

“Um item, depois de fabricado, é chamado de produto. Colocado na prateleira de lojas, é apelidado de uma mercadoria, e quando usado, é um artigo. No entanto, será um desperdício se jogado no lixo. Os chamados “resíduos” são, na verdade, produtos colocados no lixo. Na prática, o design deve ser capaz de guiar os comportamentos humanos, direcionando-os através de processos de consumo e utilização e mostrando-nos como usar produtos e viver de forma saudável, ao invés de levar à extravagância – como as coisas são agora.” (Zang Ji – curador da exposição)

No site – link abaixo – é possível encontrar muito mais conteúdo e imagens desta incrível exposição. Além de informações sobre os designers e seus trabalhos, não deixe de conferir!

Imagens: puregold.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *